ongrace.com

> Carta Viva

22/05/2012 - Andar na Luz é o segredo

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I Jo 1.7).

Andar na luz é viver segundo a revelação da Palavra de Deus. Luz é o entendimento que recebemos do nosso Pai quando, ao lermos ou escutarmos a pregação da Palavra, o nosso espírito percebe o significado real da passagem bíblica. É a revelação da Escritura que o Espírito Santo nos concede, e a iluminação que faz com que a fé surja em nosso coração. No jargão evangélico, diz-se que a Palavra se nos salta aos olhos. Para melhor compreensão, estudaremos separadamente as quatro partes do versículo citado.

Se andarmos na luz – Esse trecho nos coloca a condição de que, se não andarmos na luz, a promessa do versículo não terá valor algum. Por isso é preciso estar em comunhão com Ela. Para os que são do Senhor, isso não soa como algo compulsório, uma obrigação, mas como uma orientação maravilhosa, concedida por Deus. Na verdade, o segredo do sucesso está em cumprir todas as orientações que Ele nos apresenta em Sua Palavra.

Não importa se a Luz é grande ou um pequeno facho; somos orientados a andar nEla. Aceitara orientação e agir de acordo com a Palavra prova a confiança que temos nEle. É assim que o Senhor nos dirige: Ele mostra um lampejo, e, anos, cumpre tão-somente assumir a revelação, confiar no Senhor e fazer dEle o nosso norte.

O Senhor Jesus revelou o segredo de sermos bem-sucedidos: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jo 5.39). Ele Se conhecia pelas Escrituras; nElas, descobria quem era, o que Ele podia fazer e o que o Pai queria que Ele me falasse: Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai nos tem dito (Jô 12.50b). Disse-lhes, pois, Jesus (…) nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. (Jo 8.28). O Senhor ainda usa o mesmo método hoje. Ele concede a revelação – a Luz. Se formos sábios como o Senhor Jesus, faremos as mesmas obras que Ele faz, pois teremos as mesmas ferramentas.

Como Ele na Luz está – O nosso Deus encontra-se na Luz, na pequena promessa que se abre, ou no grande entendimento que conseguimos da Palavra. Usando-A na luta contra o mal, estamos permitindo que Deus entre na batalha por nós e vença a força maligna que se nos opõe.

É por meio desse entendimento que o Senhor virá em nosso socorro; é na Luz que Ele nos assegura a vitória. É na revelação da Sua Palavra que Ele Se torna, verdadeiramente, o refúgio e fortaleza – socorro bem presente na hora da tribulação.

A Luz é o único lugar em que O encontraremos, e de onde Se manifestará como Deus invencível. Precisamos estar sempre na Luz, caminhar nEla e nunca desprezá-La, pois é nEla que encontramos Deus. Afastar-se de qualquer entendimento do nosso Pai a respeito de Sua Palavra é permitir que o inimigo tenha condições de agir em nossa vida.

Temos comunhão uns com os outros – O mundo jaz no maligno. A humanidade está em trevas. A revelação da Palavra é a Luz que nos faz surgir diante de Deus; é Ela que nos destaca e nos localiza. Quando A recebemos e caminhamos nEla, podemos ter comunhão uns com os outros. Para entender isso melhor, vejamos a seguinte situação: um filho de Deus se consagra e recebe do Senhor uma bênção; outro, com mais dificuldades, procura aquele irmão e lhe pede que ore por ele, abençoando-o. O primeiro ora com toda confiança; porém, não consegue o seu objetivo, pois o segundo não está na Luz. Dessa maneira, eles não poderão ter comunhão um com o outro.

Andar na Luz tira todos os empecilhos que, porventura, possam impedir-nos de usar o poder que o Senhor nos proporcionou para realizarmos a Sua obra. Se não andarmos na Luz, não conseguiremos fazer a conexão entre nós.Outro exemplo seria a Internet, rede mundial de computadores. Digamos que eu possua um computador que esteja ligado a essa rede. Nesse caso, podemos manter uma comunicação e ficar conectados o tempo que quisermos, trocando informações. No entanto, se tivermos os computadores e muita vontade de nos comunicar, mas somente um de nós estiver ligado à Internet, nossa “comunhão” nunca se realizará. Um de nós não estará na “luz”.

O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado – A obra mais importante que o Senhor Jesus fez em Sua vinda à Terra foi a nossa salvação. Ao morrer, Ele derrotou o diabo, comprou-nos para Deus, libertando-nos para sempre da escravidão satânica. Na cruz, Ele nos resgatou para uma vida limpa, sadia, próspera, digna e santa. Entretanto, homem algum participará de tudo isso se não andar na Luz, como Ele na Luz está.
Andando na luz, o cristão não terá desejo lascivo, tampouco interesse escuso pelo semelhante; não defraudará, nem será infiel, quer na vida conjugal, quer em qualquer outro compromisso.

Se estivermos na luz, além da comunhão uns com os outros, teremos a suprema bênção de ter sangue do Senhor Jesus limpando-nos de todo o pecado. Com a queda de Adão, o pecado entrou nesse mundo, trazendo a morte – a natureza de Satanás. Isso nos manchou e nos contaminou de todas as formas. No entanto, a grande notícia é: se cumprirmos as condições estabelecidas por Ele, seremos purificados de todo pecado. Não ficará nódoa alguma em nosso caráter, personalidade ou em qualquer setor da nossa vida. Portanto, quanto mais andarmos na Luz, mais puros seremos. Isso é importante, pois a Palavra diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

Decida-se por andar na Luz, porque você só tem a ganhar. Agora é o melhor momento para você se tornar uma pessoa completamente abençoada. As Escrituras Sagradas nos informam: A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz (Rm 13.12)

> Missionário Responde

Missionário vendo algumas perguntas sobre sexo, ví algumas o sr.dizer que sexo oral não se deve fazer, mas em 1Corintios Cap.6 fala sobre sexo entre irmãos que é pecado e...

O sexo SÓ pode ser praticado entre pessoas casadas entre si. Fora disso é SEMPRE pecado. Em 1Coríntios 6.13, aprendemos que o sexo oral não tem apoio bíblico. Nos...

»VEJA MAIS

> Pedido de oração

Pedido de oração

Produtos que abençoam vidas!

Busca de produtos
Ongrace.com • O site do povo de Deus.