ongrace.com

> Carta Viva

22/05/2012 - Não descarte a sua fé

Fé, um dos assuntos mais mal entendidos entre o povo. Até mesmos pregadores não sabem o que é fé. Uma vez estava reunido com alguns pastores e pedi que me definissem fé. Eles simplesmente emudeceram. Como insisti na pergunta, um deles se aventurou dizendo assim: “Fé é quando a gente crê muito”, o que não é verdade. Os dicionários não conseguem explicar o que é fé. Para os eruditos, é sinônimo de crença, por exemplo: fé batista, fé católica etc.

Só existem duas explicações para fé. Elas estão escritas em Hebreus 11.1 em que se lê: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.

Temos aí, então, o significado de fé. Primeiro, ela é uma certeza, um firme fundamento que vem ao nosso coração quando ouvimos a Palavra de Deus. Segundo ela é a prova (o documento) daquilo que não se vê. A pessoa que recebe a fé tem uma certeza de aquilo que Deus prometeu já lhe pertence e, ao mesmo tempo, essa certeza lhe dá condições de confessar que já tem a bênção, pois ela é a prova – o documento de propriedade da bênção.

Não se adquire fé orando, nem se transmite de pessoa a pessoa. Diz a Bíblia que ela vem ao nosso espírito quando ouvimos a Palavra de Deus: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17)

A importância da fé – Ela é de fundamental importância. Sem ela, ninguém conseguirá nenhuma bênção. É como um caminho que abrimos para que o Senhor Deus venha operar em nossa vida: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que buscam (Hb 11.6)

A fé é a sua sorte, a sua vida. Nunca, em hipótese alguma, a descarte. Quando alguém pregar a Palavra, ou você ler a Bíblia, fique bem atento, pois é nessa hora que o Senhor fala ao coração. Aquilo que Deus lhe mostra por meio da Palavra a revelação que faz com que você se sinta poderoso, a certeza de que certa benção é sua, tudo isso você precisa para tomar posse, e ser bem sucedido. Sem essa certeza, não adianta entrar na batalha, achando que vai vencer e que, de algum modo, Deus vai ajudá-lo. Mas, se tiver em seu coração, já pode confessar a vitória.

O exemplo de Abraão – Muito jovem o Senhor o chamou para sair da sua terra e ir para outra que Ele mostraria: Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. (Gn 12.1,2) Confiando no Senhor, ele partiu, com sua jovem e bonita mulher, e peregrinou em Canaã como se fosse terra estranha. Mas ele tinha um problema: a sua mulher era estéril. No entanto, o Senhor havia dito que faria dele uma grande nação.

Os anos foram se passando e Deus não havia ainda curado a sua esposa. Certa vez, em um reino, houve um incidente: Abraão quase perdeu Sara. Com a intervenção do Senhor, ela foi-lhe restituída e o rei daquele povo contou-lhe que todas as mulheres do seu reino eram estéreis. Abraão rogou ao Senhor por aquele povo e Deus, então, curou todas as mulheres, mas a sua continuava estéril. Com a atitude de um verdadeiro servo de Deus, ele não resmungou nem murmurou; continuou crendo em Deus.

O tempo passava e nada da promessa ser cumprida. Ele estava com 86 anos e Sara com 76. Humanamente falando, era impossível serem pais. Sara teve uma fraqueza e pediu a Abraão que tivesse um filho com Hagar, sua serva, (hoje conhecida como mãe de aluguel). Sara prometeu-lhe que aceitaria o filho de Hagar como se fosse dela. Abraão cedeu e, então, nasceu Ismael, que lhe deu muito orgulho. Mas o Senhor disse-lhe que aquele não seria o herdeiro da promessa, e sim o que dele e de Sara haveria de nascer.

Abraão estava com 99 anos e Sara com 89. Do ponto de vista humano, era completamente inviável que lhes nascesse um filho. O Senhor visitou de novo Abraão e disse-lhe: Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, aparecera o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito (Gn 17.1). Em outras palavras, o Senhor disse: “Eu não tenho problemas. Se ainda não cumpri a promessa é por sua causa. Eu sou o Deus Todo-poderoso – Aquele que tudo pode. Acerte-se na vida. Anda em minha presença e sê perfeito e Eu farei a obra”.

Abraão creu naquelas Palavras e foi tomado por uma alegria indescritível: Então, caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara na idade de noventa anos? (Gn 17.17). E o Senhor Deus cumpriu a promessa.

O que permitiu a Deus cumprir a promessa? Foi a atitude de Abraão. Ele assumiu o que o Senhor havia lhe dito e não permitiu que o diabo anulasse a fé que havia no coração dele. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que ele tinha prometido também era poderoso para fazer (Rm 4.19-21)

Examinando a atitude de Abraão, vemos que há muito a fazer, desde o momento em que recebemos a fé até quando milagre ocorre:
1°- Ele não enfraqueceu na fé.
2º- Não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, nem para o amortecimento do ventre de Sara.
3°- Não duvidou da promessa de Deus.
4º- Foi fortificado na fé, dando glória a Deus.
5º- Estava certíssimo de que o Senhor era poderoso para fazer o que prometera.
Em outras palavras: ele não descartou a fé. Ele se estabeleceu nela e pôde, dessa maneira, permitir ao Senhor Deus que cumprisse na vida dele o que havia anunciado.

A sua participação é importante – Nunca descarte a fé que vem ao seu coração quando você ouve a Palavra de Deus. Ela é como um ministério e sempre será um desafio. Ela é parte dEle na sua vida. Com fé, você vencerá. Ela é, em suma o que Deus fará por você e o que você faça. No dia do julgamento, você vai prestar contas da fé que o Senhor colocou no seu coração.

Produtos que abençoam vidas!

Busca de produtos
Ongrace.com • O site do povo de Deus.