ongrace.com

> Mensagem de Hoje

08/08/2013 - A BÊNÇÃO NÃO APROVEITADA

  • Envie por Email
  • Imprimir
O rei, porém, disse a Absalão: Não, filho meu, não vamos todos juntos, para não te sermos pesados. E instou com ele, porém ele não quis ir, mas o abençoou. 2 Samuel 13.25


Haviam transcorrido dois anos que uma tragédia ocorrera na família do rei Davi. Amnom, seu filho com Ainoã, a jezreelita, havia forçado Tamar, filha do rei com Maaca – filha de Talmai, rei de Gesur – e irmã de Absalão. Em todo esse tempo, Absalão planejou executar vingança. Ele não falou, nem bem nem mal, com o irmão abusador, mas nutriu um plano para matá-lo.

Chegou, então, o dia em que Absalão implorou ao rei que lhe permitisse dar uma festa. Seu intento era “lavar a honra” da família. É interessante notar que Davi, apesar de ter sido usado muitas vezes como profeta, nem suspeitou do que Absalão tramava. Na verdade, o profeta Natã havia dito ao rei que a espada não se afastaria da sua casa, por causa da maldade que fizera com Urias.

Na ocasião, o rei não somente possuiu a esposa de Urias – Bate-Seba –, mas também, depois, ao saber que ela engravidara, ordenou que o marido dela fosse colocado na linha de frente da batalha a fim de que morresse. O pecado é uma das coisas mais perigosas que alguém pode cometer. Jesus disse que ai da pessoa por intermédio de quem o escândalo viesse (Mt 18.7). O Mestre afirmou que ela teria feito melhor se tivesse colocado no pescoço uma pedra de moinho e se atirado ao mar.

Quem, por exemplo, traiu precisa redimir-se, pois o inimigo é impiedoso em executar a vingança. Já aquele que planeja trair precisa suplicar pelo perdão divino o quanto antes e não cometer a loucura. O pior para quem trai sucederá no dia do Juízo, pois, diz a Palavra, que o traído não aceitará nada em resgate, ainda que se multipliquem os presentes (Pv 6.34,35). A vergonha do traidor jamais será apagada.

O rei não entendeu o que estava no coração de seu filho e ainda se desculpou por não ir, a fim de não lhe ser pesado. O fato de Absalão instar para que seu pai fosse mostra-nos que, quando há maldade em um coração, para não dar entender o que pretende fazer, a pessoa costuma esforçar-se para que a outra não desconfie de nada. Por isso, é necessário sempre ouvir do Senhor.

Sem entender o que se passava, o rei abençoou Absalão; porém, a bênção de nada adiantou. Bom é estar em Espírito na presença de Deus, pois, diante de uma tragédia que está prestes a se revelar, podemos ser usados de tal maneira que o plano diabólico caia por terra. Ser sensível ao que o Espírito do Senhor orienta é uma boa decisão.

O diabo tem levado muita gente a fazer loucura. Não é só no relacionamento conjugal que as pessoas traem. Sócios defraudam seus pares, empregados subtraem o que é do empregador, juízes se deixam corromper e pervertem o juízo etc. Quem tem o temor do Senhor não deve jamais assumir as tentações que lhe surgem.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor Onipotente! Quantas vezes, damos a bênção para alguém que não a aproveita. Como pregador, tenho chorado ao ver a insensatez de muitos em não se apropriarem do que lhes é ministrado. Sem dúvida, muitas coisas ruins teriam sido evitadas.

A minha dor também é em favor dos que se dão ao pecado, pois o preço que pagarão será muito alto. É tão fácil e recompensador viver dentro dos limites da santidade, sem se entregar ao espírito do erro. Quem Te obedece jamais obedece ao inimigo.

Nada disso teria acontecido se Davi tivesse se mantido dentro da Tua proteção. Com certeza, ele não teria visto Amnom ter tido um fim tão trágico. Não teria sido melhor se ele a tivesse amado e respeitado como irmã? Ó Deus, guarda os meus leitores.

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração