ongrace.com

> Mensagem de Hoje

13/01/2018 - DECISÃO QUE CUSTOU A GLÓRIA

  • Envie por Email
  • Imprimir
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou e partiu com Baraque para Quedes. Juízes 4.9


A nação de Israel não aguentava mais a opressão de Jabim, o rei de Canaã. Mas eles deviam saber que experiências ruins ocorrem, porque, muitas vezes, não estamos bem com Deus. Depois da morte de Eúde, o rei cananeu oprimiu os israelitas por 20 anos. Há quanto tempo o maligno o tem oprimido e você não consegue realizar os seus sonhos? É preciso tomar uma posição diante do Altíssimo e buscar o Seu perdão para ser livre.

Havia um avivamento conduzido por uma mulher, algo raro de ser visto naqueles dias. No entanto, Débora fez cair por terra o preconceito contra as mulheres, buscando o Senhor. Como só acontece com quem busca a Deus, o Altíssimo começou a usá-la, e a notícia se espalhou, até Baraque, um juiz de Deus, perceber o chamado do Todo-Poderoso para uma grande obra. A timidez, entretanto, não o deixou atender a essa missão, por isso Débora mandou buscá-lo.

Provavelmente, Baraque e Débora já se conheciam, pois as pessoas de bem iam à presença dela, a fim de orar e buscar conselhos. Ao receber o convite dela, Baraque se apressou e foi até ela. Naqueles dias, a miséria imperava na terra que, outrora, manava leite e mel. Isso ocorreu devido à conduta das pessoas – elas não viviam corretamente aos olhos do Senhor. Pela mesma causa, há muitos filhos de Deus em apuros hoje, sem ter sequer como suprir a própria subsistência.

Ao se apresentar à profetisa, Baraque recebeu a confirmação da sua chamada, mas o medo não o deixava cumprir a vontade divina. Por isso, ele declarou que combateria o capitão Sísera  com 900 carros de ferro e milhares de soldados  somente se a profetisa estivesse ao lado dele. Que estranha decisão Baraque tomou, mas, a considerar as condições do seu povo, só mesmo com a ajuda dessa mulher, ele se disporia a partir para a guerra. 

Débora iria com ele, mas havia uma condição: a honra pelo caminho que Baraque levaria não seria dele, e sim de uma mulher. Também não seria de Débora, mas de uma simples dona de casa, pois o homem que aterrorizava Israel com o seu poderoso exército seria vendido, e tal mulher o mataria. Não é bom titubear diante da convocação do Senhor. Certamente, Deus marchará à sua frente para lhe dar a vitória. Como Baraque condicionou sua ida, perdeu a glória da vitória!

A situação dos israelitas era bem precária; mesmo assim, Baraque reuniu dez mil homens no monte Tabor e partiu com eles a pé para enfrentar Sísera. Como o Senhor lhe tinha prometido, aconteceu; afinal, Deus lutava por Israel. Ao constatar que o seu exército não era forte o suficiente para os israelitas, os quais tinham uma força sobrenatural, Sísera correu e se refugiou na casa de Jael e, pela mão dela, foi cravado no chão.

Há muitas lições úteis para quem Deus chama para as batalhas da salvação. Os servos não devem temer nada, a não ser o Altíssimo. Ele os guiará até a vitória. Se tiverem juízo, farão o que Ele diz sem perder a honra para ninguém. O sucesso é melhor quando lutamos sozinhos!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Excelso Deus! Não podemos descuidar do dever de fazer a Tua vontade. O que tens ordenado é para o nosso bem e crescimento. Quem não dá atenção aos mandamentos não consegue sabedoria e poder para vencer.

Ao dizermos sim ao Teu plano, cumprimos o Teu querer e enchemo-nos do Teu da Tua virtude. Com isso, nós nos libertamos dos males, e, então, a honra de ter feito o bem nos é dada. Não podemos temer os desafios, pois Te amamos.

Precisamos ajudar a quem recebeu uma nobre missão, mas deixou o medo entrar no coração e, por isso, não a executou. Ao sermos usados por Ti para fortalecê-lo, veremos um herói lutar com intrepidez e obter êxito. Amém!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

A paz de Cristo Jesus Por favor explique para mim e para outros que tem sido bombardeados pela seguinte questão: Mt 28:19, At 2:38 e At 8:16. Existe um povo que pregam o...

Se entendi bem a pergunta, vc está preocupado com quem ensina que o batismo tem de ser só em Nome do Senhor Jesus, como alguns, aparentemente, insistem. Ora, a solução é...

»VEJA MAIS