ongrace.com

> Mensagem de Hoje

13/08/2017 - SOCORRO DE ÚLTIMA HORA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Então, Judá olhou, e eis que tinham de pelejar por diante e por detrás; assim, clamaram ao SENHOR, e os sacerdotes tocaram as trombetas.  2 Crônicas 13.14


A guerra entre o reino do Norte, o qual manteve o nome de Israel, e o do Sul, que permaneceu com a casa de Davi e passou a se chamar Judá, provou que vale a pena ser de Deus e clamar ao Senhor. O rei de Judá era Abias, filho de Roboão, que era filho de Salomão. Abias não preparou o coração para buscar o Altíssimo e, por isso, não teve sabedoria para manter o povo unido. Assim, nasceu Samaria.

Antes do início da batalha, Abias provou temer o Senhor e, colocando-se de pé em um monte, pediu a Israel que se submetesse à vontade divina. Ele tinha 400 mil homens armados e preparados, mas Jeroboão, o revoltoso, ia contra ele com o dobro. No seu clamor, Abias enumerou pontos principais pelo quais seriam derrotados, mas não foi ouvido pelo seu desafeto (2 Cr 13.4-12).

Jeroboão era sagaz. Embora tenha sido ajudado pelo Senhor por causa da fraqueza de Roboão, logo mostrou uma fé dobre: cria no Altíssimo, que tirou Israel do Egito, mas não com o coração inteiro. Assim, após dividir o país, criou dois bezerros de ouro e disse às pessoas que aqueles eram os deuses que as tiraram do Egito e a quem deveriam servir. Ele temia que o povo fosse a Judá, ao templo de Salomão, e o deixasse.

O esforço de Abias de fazê-los desistir do seu intento não adiantou, apesar de ter discorrido sobre fatos suficientes para levar os revoltosos ao arrependimento. Ele provou que a bênção estava com a casa de Davi, por causa das afirmações do Senhor a esse respeito. Enquanto Abias falava, Jeroboão usou uma estratégia que foi o fim de Judá (v. 13). Porém, Abias sabia clamar a Deus. Aleluia!

Jeroboão dividiu os seus 800 mil homens em uma emboscada: metade diante de Judá, lutando um homem contra o outro, e a outra metade por trás, impondo a derrota ao reino do Sul. O rei de Judá havia dito na sua convocação à sanidade que Deus estava com eles e ia à frente deles, o que era verdade.

Quando Abias olhou e viu que teria de lutar em duas frentes, logo colocou sua fé em ação e clamou a Deus. Então, seus sacerdotes tocaram a buzina, seus homens gritaram, e o Senhor lhes deu a vitória (v. 15). Mesmo assim, o rebelde não se curvou e continuou com o seu reino. Cerca de 300 anos depois, além dos problemas que nunca o abandonaram, o seu reino foi destruído pela Assíria. Valeu a pena ter feito aquilo?

Na obra divina, em algumas partes do mundo, temos visto divisões acontecerem; porém, o exemplo de Jeroboão sempre se mostrará como o pior. Por que não temer o Senhor? No Dia do acerto de contas, o que prevalecerá será quem fez a vontade celestial. É melhor o socorro de última hora do que a condenação eterna. O que você diz?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus, fiel Cumpridor da Palavra! Dá para tremer ao ver o quanto és fiel em cumprir as Tuas promessas. Temos de obedecer a Ti, porque, no tempo certo, aquele que se deu à impiedade verá que tomou a pior decisão. Misericórdia!

Adiantou a Jeroboão ter tomado 10 das 12 tribos e ver seu reino prosperar, a ponto de muitos exclamarem que ele estava certo? Os bezerros de ouro feitos para Te afrontar não enganavam só o povo, mas também levaram o rei a um caminho sem volta.

Naquele dia, apesar da sua estratégia fenomenal aos olhos do homem, as Tuas mãos não deixaram que ele envergonhasse o justo, aquele que se manteve na Palavra. Com isso, Jeroboão foi derrotado. Não nos deixes sair da Tua vontade. Amém!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração