21/01/2014 - APERFEIÇOADOS NO AMOR DE DEUS

Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.

1 João 2.5

Nosso Deus não tem preferidos nem preteridos; para Ele, todos os seres humanos são importantes, e o Pai os ama igualmente. Não há como o Altíssimo considerar alguns mais especiais e outros de pouca relevância. Ele nos fez à Sua imagem e semelhança (Gn 1.27) e, por ser justo e verdadeiro, não poderia atender a uns de um modo e a outros de maneira diferente. As promessas divinas dizem respeito a todas as pessoas.

O que nos faz diferentes é a atenção que damos ou não à divina Palavra. Quem dá ao Verbo divino a obediência que Lhe é devida alcança uma posição de destaque no mundo espiritual. Isso não acontece por decreto do Altíssimo, mas porque a Palavra destaca tal pessoa. Em certo sentido, podemos compará-la à força elétrica; se ligamos a lâmpada a uma tomada em que há corrente elétrica, ela acende; se não, ela continua apagada.

Ao iniciar o versículo dizendo qualquer que guarda a sua palavra, a Escritura nos mostra que nós fazemos a diferença. Quem deseja ser bem-sucedido deve guardar – cumprir – o que lhe é dado como missão. Os que não gostam ou não querem servir ao Senhor perderão muito, pois desprezam a Fonte das bênçãos. Pode parecer incrível, mas, até nos dias do ministério terreno de Jesus, havia pessoas que não se importavam em ir até Ele para receberem a verdadeira vida.

Aos poucos, começamos a aprender o que devemos fazer na fé; com isso, o amor de Deus vai sendo aperfeiçoado. Quanto mais aprendermos e fizermos, mais o amor divino se aperfeiçoará em nós. A quem tiver mais lhe será dado (Mt 25.29) é um princípio que nunca será mudado. Quanto mais você guardar e cumprir os mandamentos, mais terá do amor do Pai. Você pode chegar a tê-lo aperfeiçoado por completo.

Que bom seria se todos se executassem as ordens divinas; assim, viveriam melhor. Se todos fossem praticantes da Palavra e cumpridores de suas obrigações, o mundo veria um grupo de pessoas vencedoras em todos os sentidos. Então, não haveria um só mau elemento para nos causar qualquer sofrimento. Assim sendo, os que realizassem o plano divino teriam o amor de Deus aperfeiçoado neles. Desse modo, saberíamos que eles estão em Jesus.

Se o amor de Deus não está aperfeiçoado em nós, é porque não temos cumprido a missão que Ele nos confiou e, por isso, não estamos nEle. É triste constatar filhos de Deus que não se importam em estar em Jesus. Ora, isso é uma das garantias de que podemos pedir o que quisermos, e isso nos será feito. Como você tem vivido? Tem estado no Senhor?

O Altíssimo não fez nada complicado. Por exemplo, ao nos orientar a não adulterar (Mc 10.19), Ele o fez para o nosso próprio bem. O mesmo se dá com qualquer outro erro, até mesmo com a preguiça, a qual tem sido senhora de muita gente. Só temos um tempo para encontrar o Pai nesta vida, e é agora. Mude a sua maneira de servir a Deus, para que o amor dEle seja aperfeiçoado em você.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares