12/02/2014 - TRÊS DECISÕES ACERTADAS

E andou em todos os caminhos de Asa, seu pai, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do SENHOR.

1 Reis 22.43

Asa foi um rei que soube aproveitar a proteção do Altíssimo e seguir o bom exemplo deixado por seu pai. Da mesma forma que Asa fez, devemos imitar aqueles que foram usados pelo Senhor para nos colocar no Reino dos Céus. No entanto, se, com o passar do tempo, alguns deles se desviarem, não nos devemos influenciar pelo mau exemplo. É importante sabermos que, desde o momento em que entendemos a Palavra, tornamo-nos responsáveis por manter a nossa caminhada em fidelidade e obediência ao Pai celeste.

Há muitos, porém, que não temem o Senhor como deveriam temer. Esses são um perigo para os salvos, pois, ao se declararem igualmente salvos, mas agirem errado, podem levar o fraco na fé a se escandalizar. Contudo, com o passar do tempo, como Deus não paga o salário deles no final da semana nem da quinzena ou no mês, tais indivíduos acham que as advertências bíblicas não são tão sérias e, com isso, também se deixam levar pelas tentações.

Por ter trilhado o caminho de seu pai, Asa obteve sucesso. Hoje, os que se deixam levar pelo pecado descobrirão, ao passarem por muito sofrimento, que tomaram a decisão errada, pois se excluíram da proteção do Altíssimo. Isso é tudo que o demônio lhe pede que faça, pois, assim, poderá investir contra sua vida e destruí-lo completamente (1 Pe 5.8). Jamais atenda a qualquer pedido do maligno.

Sem dúvida, o rei Asa enfrentou tentações, mas não se desviou dos caminhos bons e santos. Todos os que querem viver piamente sofrerão os ataques malignos, mas não devem se preocupar quando isso ocorrer, pois o Senhor é fiel e não deixará que sejam tentados além das suas forças (1 Co 10.13). Se, hoje, um rei enfrenta grandes tentações, imagine naqueles dias, quando agia como se fosse o dono da sua nação! Não há desculpas para quem cai.

Por fim, o escritor sagrado afirmou que Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor. Que isso seja escrito a respeito de todo aquele que serve a Deus, pois, se o contrário for registrado, quem se deixou levar pelas tentações padecerá para sempre. Mas por que se dar ao espírito da loucura que o levará ao lamento eterno? Hoje, tome a mais nobre e firme decisão, a fim de ser abençoado e viver ao lado do Altíssimo, conforme Ele deseja.

O que é reto ao Senhor é o que Ele determinou como padrão de conduta para Seus filhos? Se observarmos a orientação de Jesus, faremos pelas demais pessoas o que gostaríamos que fizessem por nós (Mc 12.31). Esse é o modo de não tropeçarmos em nenhum obstáculo que o diabo coloca diante de nós. O Altíssimo nos dará vitória em todos os assuntos, por isso devemos sempre agir de acordo com a Sua Palavra. Saiba: o Pai jamais deixará de nos assistir.

Reine na vida por Cristo Jesus. Todavia, tome cuidado para não se achar forte o suficiente como Sansão e, assim, cair nas mãos dos impiedosos inimigos. Os que se mantêm nos limites estabelecidos pelo Senhor haverão de estar em pé à direita do Mestre e, após o Seu convite, entrarão com os outros salvos na Glória eterna.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares