26/11/2017 - O MESTRE SABE DE TUDO E DE TODOS

E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

João 1.42

André, irmão de Simão, que era discípulo de João Batista, ouviu de seu mestre que Jesus era o Cordeiro de Deus, o qual tiraria o pecado do mundo. Por isso, resolveu seguir Aquele que era o esperado. É importante notar que João não se chateou com o abandono de dois dos seus discípulos. Isso ocorreria com qualquer líder ao perder alguns dos seus, para que a obra do Senhor seja enriquecida. Todos nós somos servos do Altíssimo e, por isso, nada deve nos irritar.

Voltando-Se o Senhor e vendo que O seguiam, perguntou-lhes o que buscavam. A resposta veio em forma de pergunta: Onde moras? (Jo 1.38). Era evidente que O procuravam. Jesus lhes respondeu: Vinde e vede, e eles ficaram com Ele naquele dia. O dia estava para terminar, mas o que acharam nunca acabaria. A chamada do Senhor para o Reino dEle é algo que jamais deve ser recusado.

André não ficou ao lado de Jesus, pois sentiu que tinha de procurar seu irmão Simão – que, provavelmente, não pertencia ao grupo dos discípulos de João – para lhe falar a respeito do Mestre. As missões do Altíssimo variam de pessoa para pessoa, e é bom cumpri-la logo. Siga sempre as orientações do Santo Espírito. O importante é obedecer à direção divina, para não ter trabalhado em vão. Deus é o Senhor!

André não tinha tempo a perder. Então, ao encontrar seu irmão, disse que havia achado o Messias e levou-o até Jesus. Sem dúvida, tudo foi dirigido por Deus. Ao ver o irmão de André, o Mestre disse que ele era Simão, filho de Jonas. Que informação precisa Cristo usou para mostrar que também podemos ser usados para revelar a Sua vontade a muitos! Mas estamos preparados para o ministério? Jesus nos deu o exemplo para procedermos como Ele.

O Senhor não só mudou o coração de Simão, mas também o seu nome. Jesus faz isso com quem se chega a Ele conduzido pelo Pai. O novo nome tem relação com a obra que Deus deseja fazer em favor da humanidade. Ele leva Seus servos aos mais diversos setores da missão. De uma coisa podemos estar certos: o Altíssimo nunca deixará de nos atender, desde que estejamos cumprindo as condições da Sua Palavra. Deus e Sua Palavra são um!

Ali começou um ministério que deu alegrias ao Reino dos Céus, como outros deveriam dar. No entanto, infelizmente, o diabo tem conseguido roubar de muitos a fidelidade ao Senhor e, com isso, eles vivem como se fossem loucos, deixando-se levar por todo tipo de pecado. Mais tarde, Pedro escreveu que o julgamento começará pela casa de Deus (1 Pe 4.17). Já é tempo de despertar, não é verdade? Vigie e ore para não entrar em tentação.

O novo nome de Simão foi Cefas, que significa Pedro. Não importa o Nome que o Senhor lhe der; seja fiel ao que Ele o chamou para fazer. Não faça nada por interesse próprio ou pecaminoso. Seja fiel até o fim, porque todos nós compareceremos ante o tribunal de Cristo para dar conta das nossas obras – boas ou más. Que Deus o abençoe!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares