19/09/2018 - A COROA DA MALDIÇÃO

E Davi tirou da cabeça do rei a coroa deste e achou nela o peso de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas; e foi posta sobre a cabeça de Davi; e levou da cidade mui grande despojo.

1 Crônicas 20.2

É perigoso apropriar-se daquilo que pertence ao inimigo. No caso de Davi, este não atentou para o fato de que uma das estratégias do diabo é incitar os servos de Deus com a cobiça. Logo que Davi fora confirmado rei sobre Israel e vencera os filisteus em Perazim, estes deixaram ali seus deuses de prata e ouro, mas ele mandou que fossem queimados (1 Cr 14.11,12). No entanto, quando venceu os amonitas, Davi colocou a coroa do rei desse povo sobre a própria cabeça.

Tudo o que é do anátema deve ser queimado, descartado. Mesmo tendo alto valor monetário, tal coisa não presta para o servo do Altíssimo. Quem utilizar algo consagrado ao inimigo deve se preparar para as tentações que sofrerá. O Inferno não tem escrúpulos e, por isso, incita as pessoas a fazerem tudo o que há de errado. As forças do mal são astutas e nocivas. Fuja delas!

Davi não tinha ido à guerra contra os amonitas, mas ficou em Jerusalém. No entanto, após Joabe ter levado o exército, destruído a terra dos filhos de Amom e convidado o rei para ir com o restante dos homens, este foi e venceu. Porém, tirou a coroa da cabeça do monarca derrotado e a colocou. Ora, só há uma coroa que devemos colocar sobre a nossa cabeça, a da glória divina, dada pelo amado Salvador!

Quem brincar com fogo se queimará. A obra do Senhor precisa ser feita de modo sério. Um simples abraço pode desencadear uma paixão que muito o afligirá. A afirmação de que um abraço é uma expressão de carinho é verdadeira, mas o cristão deve abraçar somente aquela pessoa com quem se casou. Por que se envolver com quem não é o seu cônjuge? Vigie e ore!

A notícia de que Joabe havia cercado e tomado Rabá soou como alegre nova ao ouvido do rei e pastor do povo de Deus. Por que não tinha ido à guerra, se era o tempo de os reis saírem à peleja? Sem dúvida, o Todo-Poderoso sabia o que lhe poderia ocorrer, por isso o fez ficar em Jerusalém. Porém, ao ouvir a boa notícia da queda de Rabá, talvez não tenha sequer orado e, apressadamente, partiu para usufruir da glória da vitória. O segredo é vigiar e orar sempre!

Israel continuou obtendo vitórias sobre os inimigos, e vários israelitas se sobressaíram destruindo gigantes, como Elanã, filho de Jair, o qual feriu o irmão de Golias, também gigante (1 Cr 20.5). Entretanto, pelo fato de Davi ter colocado a coroa do rei inimigo em sua cabeça, dias depois, Satanás o incitou a fazer um levantamento para ver quão grande era o exército de Israel, e Davi pagou um preço bem alto. Esteja alerta!

De que adiantou ao rei ter a coroa do adversário sobre a cabeça e tê-la levado para Jerusalém, se o anátema deve ser destruído? Pense nisto: o que o impulsionou a ter dado aquele abraço, trocado beijos com quem não é sua metade, se, agora, você passa por grandes tribulações? Arrependa-se!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares