23/09/2019 - ONDE A SABEDORIA É REVELADA

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

Salmo 51.6

Não basta ter a verdade na ponta da língua, confessando-a e até surpreendendo os outros com a sua vida considerada impoluta. A batalha é travada mesmo no interior do homem. Os que se juntam ao diabo se tornam tão mentirosos quanto ele. Não é raro conversarmos com pessoas acusadas de errar e escutar delas: “Foi apenas um beijinho”, como se isso fosse certo. Misericórdia!

Quem aconselha os que cometeram uma transgressão, geralmente, ouve deles: “Seremos sinceros diante de Deus”. Então, eles tentam enganar o conselheiro, que geralmente é um servo guiado pelo Espírito Santo. No entanto, a maneira de falar e gesticular deles não o convence. Alguns choram não só para escapar da vergonha, mas também para agradar ao diabo.

Aquele que praticou iniquidade, principalmente o adultério, faria um grande bem a si mesmo se reconhecesse seu erro. Quem mente diante de alguém que representa o Senhor perde a chance de se salvar. Ananias e Safira entregaram a sua oferta à igreja de Jerusalém, dizendo que era o valor total da propriedade vendida. Pedro lhes deu a oportunidade de usarem de sinceridade, mas eles mantiveram a mentira e foram mortos (At 5.1-11).

Deus não quer somente a verdade na sua boca, mas também no seu íntimo. Quando o seu interior for limpo, o restante o será também. O pecado mantido no coração é sério e perigoso, assim como a consumação do desejo ilícito. Como pode alguém ter comunhão com o Pai, mantendo-se nas mãos do inimigo? Louco é quem cria um álibi para escapar de uma vergonha. Ele só obterá o perdão divino, caso se arrependa!

Não deixe o diabo fazer da sua vida, a qual deve ser um templo iluminado com boas e santas obras, o chiqueiro dele. Jesus disse: Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca (Mt 12.34). Alguém que lhe fala algo e, tempos depois, refere-se ao mesmo assunto com outros detalhes e nega que tenha falado o que você ouviu e guardou, não merece a sua confiança, somente a sua oração.

No fundo do nosso interior, está o templo do Senhor. Ao tomarmos a decisão de cumprir os Seus mandamentos, Ele nos faz conhecer a Sua sabedoria. Com ela, nós nos tornamos poderosas ferramentas para destruir as fortalezas do inimigo. Mas, sem ela, nada pode ser feito. Pela sabedoria que lhe é concedida no oculto, você passa a reinar bem.

Deus quer fazer em seu favor o que Ele operou na vida de Salomão, para lhe dar o fim que você espera nas suas lutas contra o mal (Jr 29.11). Com sabedoria, o filho de Davi manteve o trono do pai, reinando de tal modo que reis e rainhas vinham de longe por tomarem conhecimento desse dom maravilhoso. Limpe seu interior, pois o Pai celestial o fará sábio!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares