09/10/2019 - TRÊS IMPORTANTES VIRTUDES DO SENHOR

Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia.

Salmo 116.5

Conhecer essas três virtudes do Senhor fará a pessoa que crê nEle muito abençoada. Quando precisar de apoio para se erguer, ela se lembrará de que o Deus justo sabe das suas fraquezas e irá ampará-la. Afinal, a confiança dela está nEle. Por ser piedoso, Deus jamais nos desprezará. Sendo misericordioso, Ele jamais olhará para quem necessita do Seu auxílio e deixará de fazer algo. O Altíssimo ama os Seus filhos de verdade!

Bom seria que você nunca estivesse no erro, mas, caso esteja, afaste-se do mal e olhe para o Autor da vida. Se a sua fé não estiver firme, volte à lição do grão de mostarda e ocorrerá como Jesus declarou: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível (Mt 17.20). Há exemplos de pessoas na Bíblia que, por conhecerem as virtudes divinas, lançaram mão delas e contaram suas experiências, para que outros também as usassem.

Ezequias, rei de Judá, escreveu cartas ao restante do reino do Norte, que se havia separado da casa de Davi e fora destruído por Salmaneser, governante da Assíria. Além disso, dirigiu-as aos da tribo de Efraim e Manassés, convidando-os a ir a Jerusalém, a fim de celebrar a Páscoa. Nelas, Ezequias disse: Porque, em vos convertendo ao SENHOR, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o SENHOR, vosso Deus, é piedoso e misericordioso e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele (2 Cr 30.9). Que tal fazer isso agora?

Há pessoas consideradas quase perfeitas no amor a Deus, mas se ressentem quando Ele prova amar os perdidos. Isso ocorreu com Jonas, quando viu que Nínive entendera o recado do Senhor e tinha se arrependido. Por isso, ela não foi destruída. O profeta ficou tão desgostoso ao presenciar o lindo ato de Deus, que pediu a própria morte (Jn 4.2,3). Vigie!

Quando sofreu as ações de Deus – pois os trovões e a saraiva causaram prejuízo ao seu povo, mas nenhuma pedra caiu onde viviam os hebreus –, Faraó chamou Moisés e reconheceu que o Senhor era justo, e ele e seu povo eram pecadores. O rei egípcio pediu que orassem para que a praga cessasse. Então, permitiria a saída dos filhos de Israel (Êx 9.27,28). Veja, Faraó não cumpriu sua promessa, mas o Deus Onipotente continuou justo.

Antes de terminar sua missão na Terra, Moisés compôs um lindo cântico e o entoou aos ouvidos de todo Israel, dizendo que o Senhor é a Rocha, cuja obra é perfeita, e todos os Seus caminhos são juízo. Ele declarou ainda que Deus é a Verdade (Dt 32.4). Mais tarde, Jesus afirmou isso a respeito de Si mesmo (Jo 14.6). NEle não há injustiça. Como foi bom para o mundo ter pessoas como Moisés, o qual serviu a Deus com o coração inteiro!

No Salmo 145.17, Davi diz que o Senhor é justo em todos os Seus caminhos e santo em todas as Suas obras. Não dá para ficar sem esse Ser maravilhoso. Só depende de você. Portanto, busque-O, e Ele Se deixará ser achado. No entanto, se deixá-Lo, você será rejeitado para sempre (1 Cr 28.9). Entenda: a sua felicidade eterna depende muito das suas atitudes! O que você fará?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares