Ela o cobriu

Foto: Tatiana Rodriguez

Então, ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água; porque tenho sede. Então, ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.

Juízes 4.19

Jael, esposa de Héber, era uma mulher sábia, que orgulhava o marido com suas ações. Todo filho de Deus deveria proceder de modo a alegrar o Senhor: Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio (Pv 23.15). As melhores atitudes são as inspiradas nos ensinamentos nas Escrituras. Há cristãos, porém, que se fazem de “sábios”, mas agem igual aos ímpios e sucumbem às tentações lançadas pelo inimigo.

O temido comandante do exército cananeu ficou em apuros e correu para salvar a própria vida, indo refugiar-se na tenda de Jael. É possível que ela tenha pressentido isso e ficado à espreita para fazer algo quando ele chegasse ali. Então, de repente, eis o homem na sua casa. Ela o convidou a entrar, dizendo-lhe que não temesse. Essas palavras sossegaram o coração dele. Jael tinha um plano e viu que Deus a dirigiria em tudo. Ela confiaria nisso, abrigando-se na certeza que o Céu lhe dava.

Jael sabia que tinha uma missão. Ao ver Sísera cansado de tanto correr, fugindo de Baraque e dos soldados israelitas, ela se animou e foi ao encontro dele. Saldou-o e convidou-o a entrar em sua tenda, a fim de se esconder dos seus perseguidores. Sísera não sabia que, naquele momento, Jael representava o maior perigo.

A mulher de Héber cobriu Sísera com uma coberta que simbolizava a morte dele (Jz 4.18). Antes mesmo de adormecer, talvez o comandante já fosse outro homem, porque, vendo a derrota do seu exército, percebeu que a sua arrogância só aumentaria o ódio das pessoas por ele. Então, dirigiu-se a Jael e, com humildade, pediu que lhe desse água, porque tinha muita sede.

Sísera deve ter se considerado um homem de sorte, pois estava sendo bem tratado. Em vez de água, a esposa de Héber abriu um odre de leite e deu a ele, o que aumentou muito a sua confiança nela. Em seguida, cobriu-o novamente. Jael sabia que tinha de ganhar a confiança dele para obedecer ao toque do Senhor como uma fiel agente do Céu naquela circunstância. Ela viu a hora de agir contra Sísera, pois ele logo pegou no sono!

Por ter corrido durante tanto tempo, Sísera devia estar bem cansado, por isso entrou em sono profundo (Jz 4.20). Para Jael, esse foi o sinal de que ela deveria executar seu plano de dar ao malvado capitão a morte que merecia. Ora, hoje não temos de lutar para dar fim a quem nos persegue, porque não é essa a mensagem do Evangelho. Somos chamados e enviados para anunciar a todos a vida que temos em Cristo Jesus!

É bom o tempo em que vivemos, pois o nosso ministério é diferente da Lei de Moisés. O Evangelho visa salvar as vidas; afinal, Jesus pagou o preço da redenção das pessoas que se encontram presas ao pecado. Quando Cristo sofreu a nossa punição na cruz, verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados (Is 53.4,5). Devemos viver para fazer o bem a todos!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

Oração de Hoje

Senhor! Que contraste entre Sísera, o mau capitão que abandonou os seus soldados, e Jesus, que deu a vida para nos resgatar das mãos do diabo. Na cruz, Cristo disse que tinha sede, e Lhe deram vinagre. Na tenda de Jael, Sísera tinha sede, e ela lhe deu leite!

Cada vez mais, o mundo se afunda na lama do pecado. O perdido clama por socorro e não sabe mais como proceder para se libertar das cadeias infernais. Alguns dizem que eles não prestam e devem morrer, mas Cristo os ouve e pode lhes dar vida!

Sísera foi acolhido como um inimigo que combatia Israel e maltratava os que lhe pediam misericórdia. Jesus, Teu Filho, encontra-Se à porta do coração dos pecadores e bate, pronto a entrar para salvá-los. Pai, ensina-nos a cumprir a Tua vontade!