Sábio nos últimos dias

Foto: Ben White

Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias.

Provérbios 19.20

É comum ouvirmos que a terceira idade traz uma tempestade de males, como fraqueza e perda de memória. Porém, as nossas aflições têm a ver com o desconhecimento do que a Palavra de Deus afirma a nosso respeito. O perigo acontece quando assumimos o fato de que chegar à velhice é problemático. Como a Bíblia não declara isso, aceitar esse pensamento é roubar o Senhor.

Toda vez que somos exortados durante a leitura ou meditação da Palavra, temos condições de viver a plenitude do que ela nos revelou. Nos cultos, tenho sido usado pelo Santo Espírito para ministrar bênçãos que mudam vidas, curam enfermos e restauram almas. No dia a dia, enfrentamos situações que não procurávamos, mas foram colocadas pelo diabo para nos arrancar da nossa posição em Cristo. No entanto, Deus é o nosso Protetor!

Ouvir o conselho é imprescindível para permanecermos firmes na fé em Cristo, o qual é a nossa segurança sempre que o inimigo vier com a sua astúcia. Somos parte do Corpo de Cristo, a triunfante Igreja do Salvador. Sermos tentados não significa que temos pecado, mas, sim, que há perigo ao nosso redor. Por isso, devemos resistir com as armas da nossa justiça – as revelações que o Senhor nos dá em Sua prevalente Palavra!

O Altíssimo nos assiste em nossas tentações, para que possamos vencê-las. Lembre-se: o diabo forçará as suas tentações, fazendo-nos sentir culpados pela prova pela qual passamos. Nessa hora, o melhor a fazer é examinar se realmente procuramos aquela situação, ou se foi obra do adversário. Ao sentir que ele foi o culpado, só precisamos agradecer a Deus por nos ter guardado.

A correção vem como remédio para curar as nossas fraquezas. Devemos confessar nossos erros, para restaurarmos a nossa comunhão com o Todo-Poderoso, e, então, continuarmos na batalha da salvação. Nunca se esqueça: após se arrepender, reconheça a sua falha, peça perdão, creia que Deus lhe perdoou e aja como um inocentado. Repetir a confissão é desnecessário!

O Senhor nos ensina a agir como sábios. Muitos salvos, quando chegam ao final da vida, ficam desesperados e passam a confessar, mais uma vez, todos os seus pecados. Ora, manter a fé em Deus é o melhor a ser feito. Acerte-se com Ele agora, reconhecendo as suas faltas para receber o perdão divino. O Altíssimo quer que você seja sábio nos seus últimos dias.

É bom recordar-se das promessas que o Senhor usou para levantá-lo. No entanto, caso você sinta que se deixou levar pelo espírito maligno e, por causa disso, não confessou seu erro a uma pessoa, fale a respeito do que houve e pergunte se ainda há algo que a incomoda. Corrija a sua conduta já!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração de Hoje

Nosso Deus! Não é bom que adiemos a nossa confissão a Ti e à pessoa a quem ofendemos. Reconhecer que maltratamos alguém e lhe pedir perdão alivia tal vida, e a nós também, do ódio que o nosso pecado lhe causou.

Agradecemos pelos conselhos colocados nas Escrituras. Eles nos tiram o peso de atos impensados ou premeditados. Que nunca mais o diabo saia como vencedor sobre nós! Confessando as nossas iniquidades, somos inocentados pelo Teu amor!

Pai, corrige-nos, para que as nossas feridas sejam curadas e, com isso, voltemos à plena comunhão Contigo. Tu nos tornarás sábios em nossos últimos dias. Somos gratos pelos Teus ensinamentos!