Quando um pai de família, ou o governante de uma nação, é arrogante, aqueles que o têm como chefe se mostrarão arrogantes também. O rei Acazias era filho de Acabe e Jezabel, um casal sem o temor de Deus que promovia o culto a Baal em seu país, o reino do Norte. A maneira de tratarem o povo e, principalmente, o Senhor pôs quase todos os habitantes desse reino a viverem de modo contrário aos mandamentos divinos. Isso foi muito prejudicial!
Um dia, Acazias caiu pelas grades de um quarto alto em sua casa e ficou muito mal. Por não ter sido ensinado a buscar o Senhor, e sim os deuses fabricados pelos seus pais – e eram muitos –, resolveu mandar uma comitiva à terra dos filisteus para perguntar a Baal-Zebube, o senhor das moscas, se sararia daquele mal (2 Rs 1.2). O anjo do Senhor disse a Elias que parasse a caravana real e desse um recado ao rei. O profeta obedeceu.
Ao se inteirar do propósito da caravana, Elias mandou os mensageiros do rei voltarem e o indagarem se não havia Deus em Israel a ser consultado, em vez de pedir a ajuda de um falso deus dos filisteus (v. 3,4). Acazias ficou surpreso com o fato de terem retornado tão depressa, contando-lhe que um homem enviara um recado. O rei, então, perguntou como era a aparência dele, e eles descreveram as vestes do profeta.
Acazias concluiu que se tratava de Elias, o qual provara a Acabe e Jezabel que só o Senhor é Deus, liquidando 450 profetas de Baal e 400 do poste-ídolo. Cheio de furor, Acazias convocou um capitão com 50 soldados às suas ordens e disse que buscassem o profeta que ousou dizer que a caravana não fosse a Ecrom.
O capitão encontrou Elias em cima de um monte. Ao avistá-lo, sem a menor cerimônia, falou: Homem de Deus, o rei diz: Desce (v. 9). Elias respondeu que, se fosse homem de Deus, fogo do Céu desceria e consumiria o capitão e seus soldados, e isso aconteceu. O rei enviou outro oficial com mais homens. Este deu ordem para o profeta descer depressa e ouviu a mesma resposta, e ele e seus soldados morreram.
Acazias tornou a mandar outro capitão com o terceiro grupo de 50 soldados. Este oficial foi sábio, pois subiu o morro, ajoelhou-se diante do profeta e suplicou pela própria vida e de seus liderados. Então, o anjo de Deus mandou Elias descer com ele (v. 15). Ao entrar no palácio, logo disse que o rei morreria, porque não buscou o Senhor, e sim Baal-Zebube. E assim morreu Acazias!
Sempre obedeça às Escrituras! Você será sábio e sairá vencedor em todas as batalhas!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus bom e misericordioso! É ruim para quem não Te atende e permanece no pecado. O que ocorreu com Acazias, antes e depois com toda a casa de Acabe, mostra que não há opção para quem não se arrepende de seus erros. Queremos ser ensinados por Ti!
O profeta Elias, havia mostrado que só Tu és Deus. Mesmo vendo seus 850 profetas serem envergonhados e mortos por Elias, a casa real de Samaria continuou a procurar a ajuda no diabo. Que triste fim!
Por que Acazias mandaria alguém consultar Baal-Zebube, um demônio enganador que nada sabe? Se o rei tivesse aprendido a lição dos eventos do monte Carmelo, procuraria Elias e seria curado. Como não foi sábio, morreu!