O servo de Abraão chamado Eliézer recebeu uma missão dificílima: conseguir uma noiva para Isaque, filho de Abraão. O mordomo do patriarca aceitou essa incumbência; afinal, a um servo cabe cumprir a ordem do seu senhor. Abraão foi chamado por este motivo: ser obediente a Deus. Isso deveria nos mover para andar com o Altíssimo sempre. Ao agirmos dessa forma, só temos a ganhar.
Eliézer teria de visitar os familiares de Abraão, a fim de conseguir uma esposa para Isaque, que, consequentemente, seria ancestral do Senhor Jesus. Caso ela não quisesse seguir Eliézer, este estava proibido de levar Isaque aos seus parentes: E disse-lhe o servo: Porventura não quererá seguir-me a mulher a esta terra. Farei, pois, tornar o teu filho à terra de onde saíste? (Gn 24.5). O enviado do patriarca obedeceu à ordem!
É bom contar com pessoas que servem a Deus de todo o coração, porque a oração delas é respondida. Assim aconteceu com Eliézer quando clamou ao Senhor: Seja, pois, que a donzela a quem eu disser: abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos, esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque; e que eu conheça nisso que fizeste beneficência a meu senhor (Gn 24.14). Ore!
A resposta veio tão rapidamente, que nem dava para acreditar, conforme revelam as Escrituras: E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro (Gn 24.15). Rebeca aceitou o pedido prontamente, provando que Deus estava naquele negócio. A família dela também consentiu de bom grado. Assim, Isaque, aos 40 anos (Gn 25.20), iria se casar finalmente: com Rebeca!
Rebeca significa mulher que prende os homens por sua grande beleza. No entanto, nem mesmo esse atributo físico nem a gentileza demonstrada a Eliézer foram suficientes para convencê-lo de que ela seria a escolhida do Senhor. Sobre isso, a Bíblia afirma: E o varão estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou não (Gn 24.21). Agir com prudência em todas as ocasiões é muito importante para quem confia em Deus!
Conversando com a jovem, Eliézer percebeu a doçura de uma filha de Deus preparada para o herdeiro da promessa. Então, o servo de Abraão adorou a Deus: Então, inclinou-se aquele varão, e adorou ao SENHOR, e disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua beneficência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor (Gn 24.26,27). Tudo aconteceu de modo excelente!
Eliézer era um homem de bem. Ao aprender com Abraão no temor divino, confiou que seria bem-sucedido. Na verdade, concretizar aquela missão foi mais fácil do que imaginava. A prontidão de Rebeca em ir com ele e a caravana que o acompanhava mostrou que Deus estava naquela obra!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor do encontro certo! É impossível não ficar emocionado com tudo o que Tu preparaste para Eliézer cumprir a missão de encontrar uma noiva para Isaque entre os familiares de Abraão. Aquele servo foi guiado por Ti direto à casa do irmão do patriarca. Tu és perfeito e puro!
Rebeca fora avisada por Ti que receberia um convite honroso e deveria aceitá-lo. Que aprendamos a Te ouvir, pois Tu tens muitas coisas especiais para o Teu povo nestes dias. A Ti seja a glória agora e para sempre. Pai, nós Te amamos!
Ela se levantou com as suas moças e, decididamente, subiu sobre os camelos e seguiu o varão que estava sendo o responsável pela sua felicidade. É bom encontrar pessoas que amam a Deus e fazem o bem. Isso também é uma recompensa que vem de Ti, Pai!