ongrace.com

> Mensagem de Hoje

10/05/2023 - A DESPEDIDA DE AGAR

  • Envie por Email
  • Imprimir
Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela foi-se, andando errante no deserto de Berseba.  Gênesis 21.14

Ouça a mensagem

Quem crê no Senhor deve sempre se esforçar para viver segundo as Escrituras e nunca dar lugar ao diabo. Caso contrário, Deus terá de permitir que alguma provação alcance essa pessoa, e ninguém deveria ser reprovado. Assim aconteceu com Abraão, o nosso patriarca na fé, cuja atitude nos serve de exemplo. Apesar de Ismael também ser filho de Abraão e ter 13 anos a mais do que Isaque, não tinha direito de provocar a ira do irmão, herdeiro da promessa.

Abraão errou quando, ao dar ouvidos à Sara, teve um filho com Agar, sua concubina. Deus desaprovou essa decisão. Os anos de espera para ver o cumprimento da promessa – serem pais de muitas nações – enfraqueceu a fé da esposa do patriarca (Gn 16). Como o seu coração não entendia o porquê da demora, Sara sugeriu ao marido que se deitasse com Agar, prometendo aceitar o filho deles como se fosse dela. Abraão e Sara queriam o herdeiro prometido!

Sara não conseguia ver onde estava seu erro e, aproveitando uma brecha na fé do esposo, convenceu-o a ter um filho com Agar, algo normal naqueles dias. Porém, era para ele ter rejeitado tal sugestão, porque vinha da mente humana, e não da divina. Só podemos aceitar o que vem claramente de Deus. O Senhor sabia que Abraão entenderia o que faltava, e a obra seria feita!

O patriarca meditava nessa questão e ficava sem compreender o plano do Altíssimo. Ele sempre pensou que o filho seria dele e de Sara, mas, na verdade, era de outra mulher. Sem saber o que fazer até o dia do nascimento do menino, Abraão o apresentou a Deus como o filho prometido. No entanto, o Senhor desconsiderou essa apresentação, respondendo que Seus servos ainda seriam pais. O que fazer, já que Ismael era um membro da família, mas o Altíssimo Se opôs a isso. O patriarca deve ter orado muito e foi consolado!

Deus nunca escreve certo por linhas tortas. Além disso, Ele lamenta que alguém bem-intencionado tome essa afirmação como verdadeira. Abraão teria um filho com Sara, a qual tinha 89 anos. Para o Altíssimo, tanto faz ajudar uma jovem esposa de 18 anos ou uma senhora quase centenária a engravidar. Não há empecilhos para quem tem o Todo-Poderoso ao seu lado. O nosso Pai é assim: pode tudo!

Anos depois, Sara tinha o seu amado filho nos braços, a quem chamou de Isaque, que significa riso. As pessoas não entendiam o motivo desse nome. Na verdade, o autor do riso era Ismael, que, já jovem, por ciúme ou maldade, ria de seu irmão, desrespeitando aquele que traria o Salvador ao mundo. Isaque, por ser bem mais novo, era inocente em relação aos assuntos tratados ali. Sara ficou incomodada com Ismael e Agar, por isso pediu providências a Abraão.

Esses acontecimentos enfureceram o patriarca. Ele sabia que sua descendência viria de Isaque. Então, pegou suprimento e água e despediu Agar e o menino, que foram andando errantes pelo deserto. Quando Ismael estava morrendo de sede, Deus o ouviu!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus das decisões difíceis! Tu deste um exemplo do que ocorrerá quando Teu Filho voltar: as pessoas serão separadas por não terem a mesma fé. Isso há de acontecer com muitos casais que estarão juntos na cama: um será tirado, e o outro não!

Tu fizeste Abraão levantar-se cedo, tomar pão e um odre de água – provimentos que durariam algumas horas – e despedir Agar e Ismael da sua casa. Agar carregava tudo no ombro, indo de uma para outra parte, sem falar com ninguém. Talvez, ela se perguntasse: por que isso?

Acabada a provisão e não havendo sequer água, o menino foi deixado para morrer. Porém, Tu ouviste o clamor dele, apesar de ele ser tão jovem. Por quê? Ora, ele também era filho de Abraão. Essa identificação Te faz operar em favor da boa semente!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Amado Missionário, gostaria de saber qual o significado pra nossa vida prática desse versículo proferido pelo Senhor Jesus? Como devemos agir? O que devemos fazer? Obrigado...

O sentido fica mais claro, ao se ler a passagem paralela de Mateus 6.19-21. É bom lembrarmos que nossa pátria está nos céus (Fp 3.20) e que somos meros viajantes nesta vida...

»VEJA MAIS