As pressões sobre Abraão eram grandes. Ele é um exemplo de que os servos de Deus enfrentam dificuldades e, firmados na fé, obtêm êxito. O patriarca confiou no Senhor e nos deixou lições importantes, capazes de nos fazer vitoriosos. Todos nós passamos por problemas e temos a oportunidade de mostrar a nossa fé pelas obras. Veja, elas não salvam (Ef 2.8,8), mas mostram que o cristão deve viver da fé em Jesus, tomando posse de tudo o que a Palavra declara ser seu!
Abraão já havia experimentado o mover de Deus na cidade de Gerar, quando o rei Abimeleque tomou Sara esposa de Abraão para ser sua esposa. Em um tempo em que não havia leis, o patriarca confiou em Deus e foi ajudado (Gn 12.14ss). É sábio a pessoa confiar no Senhor, porque, desse modo, irá encarar as adversidades de maneira brilhante. Ela não se desesperará diante da provação, e sim estará ciente de que o Altíssimo lutará em seu favor e desfará as obras do maligno com Sua virtude inigualável. Resolva suas questões usando a fé em Jesus (Mc 11.23).
Vale a pena confiar em Quem nunca mentiu e cumpre Suas promessas. No entanto, muitos não têm total confiança em Cristo por serem fracos na fé. Algumas vezes, quando outros passam por dificuldades e as vencem, isso até os estimula para exercitarem sua fé, mas, quando é com eles, sentem-se sem forças e não agem como deveriam. Faça da fraqueza o motivo das suas orações, colocando-se sob o olhar de Deus, que tudo vê. O Senhor é bom para quem nEle confia e O ama!
Quando Abraão voltou do Egito, estabeleceu-se no país do sul de Gaza e viu que lá a situação se parecia com a do país do Nilo. Então, disse que Sara era sua irmã, e o rei daquele lugar a tomou para si, mas Deus operou logo em favor do patriarca: Então, chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre mim e meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito (Gn 20.9). Na verdade, Sara era meia-irmã de Abraão, tendo o mesmo pai (Gn 20.12).
Quem realmente serve ao Senhor e possui uma fé perfeita não se importa com as aflições que vêm contra si, mas é fiel em todo o tempo: Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos (1 Sm 2.30). Vigie!
Quando você passa por alguma tribulação, sua decisão demonstra o quanto crê no Senhor, e, pelo seu exemplo correto, as pessoas aprenderão a viver pela fé. Contudo, se você fracassar, elas poderão também fracassar e ainda afirmarão que você é o responsável pelo sofrimento delas. O ideal é ter uma fé consistente e pronta para entrar em ação contra qualquer mal. Quem confiar em Deus e der a Ele a glória devida jamais perderá as batalhas. Examine-se, ore e viva bem!
Use a fé de modo que parentes e amigos desejem ser vencedores também. A sua atitude diante de uma investida do inimigo provará o que há em seu coração. Deixe o medo de lado, porque não fica bem que um servo do Senhor seja desmoralizado perante as ameaças do Inferno. Quem crê no Filho de Deus não é confundido (Rm 10.11)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da Aliança eterna! Em Teu Nome, temos de investir contra as forças das trevas que tentam nos ferir e envergonhar. Diante desse desafio, agradecemos pelas Tuas promessas de nunca nos abandonar. Tu estás conosco para vencermos as lutas!
Não importa o quanto Faraó podia fazer nem quanto Abimeleque era carnal. Ninguém Te vencerá nem nos atingirá com as suas loucuras. Tu declaraste ao rei de Gerar que ele seria morto por atentar contra a casa do Teu amigo. Obrigado por nos considerares Teus amigos também!
Queremos uma mudança radical em nosso viver, deixar as coisas do maligno e usufruir as Tuas promessas. Afinal, de acordo com a Tua Aliança, nenhum mal nos sucederá nem praga alguma chegará à nossa tenda. Pai, clamamos pelo Teu socorro!