A maneira de Deus agir é totalmente diferente da do diabo. Quem não conhece o Senhor – e, portanto, não serve a Ele – não enxerga a própria transgressão, mas deseja a aprovação de Deus para as suas ações, mesmo sendo erradas. Elias disse aos profetas de Baal e de Aserá que escolhessem dois bezerros e invocassem o nome do deus deles, que eram muitos, para que Baal os ouvisse. Assim, clamaram durante horas até se desesperarem. Elias assistia a tudo!
O profeta de Deus marcou aquele desafio, para o povo conhecer quem, de fato, era o Senhor. Diante os 450 sacerdotes de Baal e os 400 de Aserá (1 Rs 18.19), Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada (1 Rs 18.21). Eles não disseram nada, porque o engano já os tinha confundido.
Por que o culto a Baal e o a Aserá cresceu? Porque nele se propagava a mentira e incentivava qualquer tipo de imoralidade, condenando a pureza. Se um homem fosse ao sacerdote daquela sujeira para ser perdoado de algum pecado, bastava tomar uma mulher virgem, ou não, ir para debaixo de uma árvore e ter conjunção carnal com ela, com consentimento ou não; então, estaria “perdoado”. Não é isso que é ensinado por aí? Quem está por trás disso?
O propósito do diabo é iludir e destruir quem busca o Senhor (Jo 10.10). Ouvimos de muitos púlpitos que vale tudo entre quatro paredes, mas a Palavra fala sobre isso: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará (Hb 13.4). As Escrituras mudaram, ou essas pessoas não entendem o que anunciam? Fique com o que a Palavra declara!
O sangue de Cristo é uma das armas usadas por Deus para nos equipar e vencer o mal: E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo (Ap 12.10-12). Esse foi um dos motivos de os profetas de Baal se retalharem e gritarem para que o deus deles os ouvisse, mas como, se ele é falso? Baal é um demônio derrotado.
Nos cultos pagãos, usa-se o sangue de animais em seus rituais. Agora, só quem pode dar solução a qualquer dilema é o Senhor, que criou tudo, inclusive o homem do pó da terra. Ele é o Soberano! Quem invocá-Lo em espírito e em verdade quebrará o poder do rei do Inferno sobre a vida da pessoa que está à própria sorte! (Lc 10.19).
O encontro no monte Camelo chegou ao fim, quando Elias disse que bastava, pois pediam fogo, e Baal não respondia. O profeta reparou o altar do Senhor, armou a lenha e orou para que Deus lhe respondesse com fogo, e assim aconteceu. O povo clamou: Só o SENHOR é Deus! (1 Rs 18.22-39).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da perfeita resposta! O Teu servo se aproximou da fogueira ainda apagada e pediu o Teu fogo. O povo de Deus ficou maravilhado, quando, em um abrir e fechar de olhos, todos viram como o holocausto foi consumido!
Ao verem o que sucedeu após a oração de Elias – o fogo destruindo tudo o que estava sobre a lenha do altar –, os israelitas davam brados de alegria e clamavam: “Só o Senhor é Deus”. Dos profetas de Baal e dos postes-ídolos não sobrou nenhum!
Não adiantou se ferirem, como costuma acontecer em algumas religiões. Quando os Teus servos se fazem presentes, o mal nada consegue fazer contra eles. Tu és tudo de que precisamos. Ensina-nos a ministrar a Palavra como Jesus, Teu amado Filho, fazia!