Raabe estava entre as pessoas perdidas do seu país, pois era dona de um bordel. Porém, pelo fato de ouvir sobre aquilo que Deus fazia em prol de Israel, apaixonou-se por esse povo. Então, o Senhor, o qual sabe de tudo o que está oculto, viu a atitude dela e foi ao seu encontro. Simplesmente, Raabe se tornou uma israelita pela fé, mesmo vivendo entre os que odiavam os filhos de Jacó. Ela não mencionou isso a ninguém, mas cria que Deus a protegeria durante a invasão de Jericó.
Raabe não tinha escolha: ou contava uma história qualquer para as autoridades que foram em busca dos espias e seria morta junto com eles, ou ficaria do lado que ela sentia ser bom. Assim, não foi pega pelas autoridades, salvando os espias e pedindo que fosse poupada no dia da destruição de Jericó. Josué ouviu a história sobre ela e ordenou que os mesmos que foram à sua casa a protegessem e a tirassem da destruição. Ela foi aceita como uma heroína de Deus.
Não foi difícil enganar as autoridades, pois a fama de Raabe era grande na cidade. Ela, mesmo sendo prostituta, era uma mulher de caráter. A vida a tinha levado a uma condição miserável, mas, por crer que o Senhor justifica o ímpio, apesar de não ter feito nada de especial para si, ela obteve a bênção da justiça, conforme Paulo falou: Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça (Rm 4.5). Ela se tornou serva de Deus!
Os ímpios nada entendem das operações divinas, porque seus olhos não se abrem para enxergar o Altíssimo operando. Ora, nem passou pela cabeça das autoridades insistirem e procurarem em toda a casa, a fim de verificar se o que ela dissera era verdade ou não. Jamais ceda ao pecado, mas ande no Caminho da retidão. Raabe estava na trilha do erro, porém o seu coração queria uma mudança de vida, e ela a encontrou na prova que seria fatal!
Aquela mulher não negou que os homens estiveram lá. Quando já estava escuro, e as portas deviam ser fechadas, ela os despachou para algum lugar. A porta não se fechou para ela, porque ouviu o que o Senhor dizia sobre Israel. Muitos se alegram com o destino do povo de Deus, sem prestar atenção aos ensinamentos das Escrituras, por isso não serão salvos na volta de Cristo. Quem deixar de ouvir o Espírito Santo não será ouvido por Ele na última hora. Decida já!
Alguém pode dizer que Raabe se arriscou muito em inventar uma história a respeito dos espias e isso poderia ter lhe custado a vida. Quem se mantiver fiel ao rei de Jericó, servindo ao rei do pecado, jamais será poupado da destruição eterna. Os perdidos que viviam naquela cidade se arriscavam mais do que arriscou Raabe; afinal, quando Cristo vier na glória do Seu Pai, eles não serão resgatados. Para ser salvo, não valem boas intenções, e sim boas obras decorrentes da fé (Tg 2.20-26).
Raabe disse às autoridades que fossem depressa pelas campinas, pois havia a possibilidade de acharem os fugitivos, mas isso nunca existiu. Ela foi a até o limite da defesa dos que o Senhor tinha colocado sob a sua guarda e os protegeu. A sua recompensa será eterna. Creia!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor das boas obras! Tu estavas com Raabe quando o perigo rondou a sua casa, a fim de fazê-la forte o suficiente para não deixar as autoridades colocarem as mãos nela nem nos espias. Tu és fantástico em Teus feitos, por isso nós Te damos glórias!
Quando corrermos algum risco, usa-nos para libertar os perdidos e mostrar a eles tudo o que precisam saber para se libertar das garras da morte. Hoje, ninguém precisa fazer o que pensa ser necessário para se salvar; basta crer e receber Jesus como Salvador!
Se as autoridades do inimigo nos procurarem, nunca encontrarão o nosso esconderijo, porque estamos escondidos em Ti. Aquele grupo de soldados aceitaram as palavras de Raabe e jamais sentiram nem o cheiro dos espias. Pai, Tu és bom!