ongrace.com

> Mensagem de Hoje

27/01/2019 - A INSENSIBILIDADE DOS PRIMOS

  • Envie por Email
  • Imprimir
Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos. Números 20.17


O pedido feito pelos israelitas aos edomitas mostra como o povo de Deus deve se portar em qualquer situação. De Isaque e Rebeca nasceram Jacó e Esaú, mas a confusão entre eles se iniciou ainda no ventre da mãe, quando o mais forte lutou contra o mais fraco e o venceu, nascendo primeiro. Portanto, Esaú foi o primogênito e, com isso, herdou o dobro do irmão. No entanto, o vencido se fez digno do nome Jacó e o suplantou.

Mais de quatro séculos haviam-se passado, mas o relato das ações de Jacó ainda permanecia no coração dos filhos de Esaú. Agora, quando os israelitas voltavam do Egito, dirigidos pelo Senhor, precisaram usar o território de Esaú para chegar ao seu destino. Então, Moisés fez um pedido humilde aos irmãos, mas a resposta obtida, além de negativa, foi arrogante e má. Os israelitas não queriam discutir o passado, apenas pedir que os deixassem passar por lá.

Em vez de receberem os israelitas como irmãos, os filhos de Esaú foram ao encontro deles com seu pessoal armado. O povo de Israel havia garantido que não daria prejuízo algum a eles e respeitaria as plantações e vinhas, porém não foi atendido. Por que guerrear se os povos do mundo são irmãos? Infelizmente, a falta de sensibilidade das nações exclui os necessitados dos que têm prosperado, e, assim, seus cidadãos se alimentam mal e vivem precariamente. Por que os homens são assim?

Os descendentes de Jacó precisavam de uma ajuda que nada custaria a Edom, mas tiveram seu pedido negado. Moisés enfatizou que não usaria sequer a água daquelas terras, mas, mesmo assim, não foi atendido. Os edomitas ignoraram que os misericordiosos alcançam misericórdia (Mt 5.7) e só não foram destruídos por causa do temor a Deus que havia nos israelitas. Os insensíveis precisam acordar, pois serão julgados pelo pecado de omissão.

O pedido enfatizava que seguiriam pela estrada real, onde outros povos tinham autorização para passar; no entanto, não foram autorizados. O Senhor é vigilante e justo. Ele havia prometido que abençoaria os que abençoassem a semente de Abraão, mas os que a amaldiçoassem seriam amaldiçoados (Gn 12.3). Em vez de acolher seus irmãos, os edomitas não só lhes viraram as costas, como também os ameaçaram de morte. Que coração duro eles tinham!

Os servos de Deus devem observar seu próprio caminho, a fim de não se desviarem nem para a direita nem para a esquerda e cumprirem toda a justiça, mesmo que tenham necessidades prementes e vitais. A falta de amor ou misericórdia de alguns não deve nos tirar do temor ao Senhor e à Sua Palavra. Observar o direito é importante em todos os aspectos; de outro modo, perderemos a direção e o contato com nosso Pai santo.

Moisés e seus liderados entendiam a importância de manter a palavra dada até passarem pela terra de Esaú. Também devemos ter a mesma disposição; afinal, o fato de sermos de Deus não nos dá o direito de abusar do próximo. Sempre respeite o direito!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus! Às vezes, deixamos o diabo nos usar e tentamos justificar uma má ação, dizendo não haver outro jeito. Embora tenhamos de derramar lágrimas de sangue pela maldade de alguém, devemos permanecer fiéis a Ti, pois és fiel em todos os Teus caminhos.

O comportamento de alguns nunca ditará os nossos atos, e sim Tua Palavra, a qual é viva e poderosa para nos dar a salvação, ou a condenação, se não a atendermos. Clamamos pelas Tuas misericórdias; assim, não nos deixaremos levar pela ira do homem ou pela tentação.

Israel aceitou mudar seu rumo para seus irmãos não serem feridos. Nós também precisamos aprender a dar a outra face e a andar a segunda milha. Dessa forma, Teu Nome não será defraudado. Obedecer-Te é o nosso sincero desejo! Dá-nos o Teu amor!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Caro Missionário, conforme diz a palavra de Deus, ele já nos abençoou com todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus, dessa forma nas minha...

Se você está determinando o cumprimento de uma promessa de Deus especificada em Sua Palavra, seu procedimento está correto. Muitos entendem mal e pensam que se trata de...

»VEJA MAIS