Após pedir a destruição dos inimigos, sem que tomassem conhecimento dela, o rei declarou que fossem presos na rede que ocultaram e caíssem nessa mesma ruína. Davi falou que a sua alma se alegraria no Senhor e na Sua salvação. A obra de Jesus feita em favor da humanidade na Sua morte é perfeita em todos os sentidos, por isso devemos nos alegrar nessa salvação. Ele fez o necessário, então não temos de reclamar, e sim desfrutar de muita alegria.
Não importa se você está em aflição por causa dos “pássaros” que vivem voando sobre a sua cabeça. Isso acontece com todo mundo. Agora, ninguém pode impedi-los de voar, mas pode impedi-los de fazerem ninho. Recuse sempre as sugestões do inimigo, que, a todo custo, quer vê-lo separado do Senhor. Caso isso aconteça, a sua felicidade eterna estará em perigo.
As Escrituras mostram o modo de viver estabelecido por Deus para nós em todo o tempo, falando da satisfação que não pode faltar em nosso coração de forma alguma: Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, vós, os justos; e cantai alegremente todos vós que sois retos de coração (Sl 32.11). Siga a receita divina e você não se deixará tomar pela tristeza, a arma mortal do Inferno. Aconteça o que acontecer, alegre-se no Senhor e regozije-se em Cristo!
Davi pressentiu que os inimigos já estavam liquidados, e a maldade deles não o tinha atingido. Então, falou que se alegraria no Senhor. Esse é o segredo para enfrentarmos as piores lutas e sairmos vencedores. Jamais podemos negar Aquele que veio morar em nós e nos dar a vitória sobre os males. Seja obediente e comece a servir ao eterno Deus, conforme Ele deseja e prescreve como norma para que Seus filhos Lhe agradem.
A ordem para o povo de Deus é regozijar-se em qualquer situação, principalmente quando todas as coisas estiverem contrárias a ele. Os discípulos ficaram felizes e disseram ao Mestre que, pelo Nome dEle, até os espíritos imundos se lhes submetiam. Jesus afirmou o seguinte: Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus (Lc 10.20). Alegrar-se é uma ordem; obedeça!
Quem ainda não meditou no significado de ser salvo precisa fazer isso logo. Davi disse que se alegraria na salvação providenciada pelo Altíssimo. Se não houver motivo para você se alegrar no Senhor, por causa das lutas ou por outra razão, sinta satisfação por Ele tê-lo salvado, tirado do império das trevas e transportado para o Reino do Senhor Jesus (Cl 1.13). A salvação nunca poderá ser revogada!
Davi fez uma afirmação que lhe renderia muitas bênçãos. Você tem feito algo parecido com as revelações dadas pelo Pai na Sua Palavra? Ou se esqueceu do que falou quando enfrentava alguma situação ruim? O Senhor conhece o nosso coração, mesmo antes de uma palavra ser formada, por isso é melhor nunca ser ingrato com Ele. Sendo Deus, Ele pode nos socorrer em tudo. Vigie e ore!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, Alegria da nossa alma! Tu és bom para com aqueles que são gratos e se dispõem a fazer a Tua vontade. Não dá para entender a razão de haver pessoas que jamais se deixam ser ensinadas por Ti. Quanto a nós, suplicamos que nos ensines a Verdade!
Servir a Ti com contentamento é o nosso alvo, tanto nos momentos de paz e prosperidade quanto nos de escassez. Na verdade, sem o Teu auxílio, a nossa miséria é completa. Ajuda os Teus filhos a não serem enganados pelo diabo, pois eles se esforçam para Te amar!
Obrigado pelas revelações vindas da Tua Palavra. Chegamos à Tua presença e ao Teu trono com amor e respeito por tudo que nos tens feito. Hoje, conseguimos viver e Te amar por causa da Tua misericórdia, que nos tirou da lama e nos fez Teus filhos!