Diversas vantagens esperam os que nasceram de novo. Enumeremos algumas que falam da morte. Assim se expressou Josué: E eis aqui eu vou, hoje, pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma que nem uma só palavra caiu de todas as boas palavras que falou de vós o SENHOR, vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem delas caiu uma só palavra (Js 23.14). Ele viveu até os 110 anos!
Um dos livros mais antigos da Bíblia, Jó contém a seguinte declaração: Na velhice virás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo (Jó 5.26). Quando chega o momento de os santos partirem para a Casa paterna, eles são recolhidos de modo simples e perfeito. O homem que teme esse dia, por certo, não se sente salvo. Alguns vão antes da hora, mas esse não é o plano de Deus. Esse tempo chegará para todos!
Jesus falou do nosso último suspiro no mundo como uma boa passagem para o outro lado: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo 5.24). Isso sucederá em fração de segundos. Em um momento, os salvos estarão na Terra e, no seguinte, nos braços do Senhor.
Jacó, o patriarca dos hebreus, considerava a morte um fato natural, saindo da vida terrena para a eterna. Ao pressentir que os seus dias estavam acabando, convocou os seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos derradeiros dias (Gn 49.1). Ele tinha uma boa mente, pois falou do futuro de maneira clara e abençoou cada um dos filhos. Todo santo pode ser usado assim!
O patriarca tinha 147 anos quando morreu. Após abençoar a sua descendência, ele falou acerca do lugar que deveria ser sepultado: Depois, ordenou-lhes e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me, com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu (Gn 49.29). Sendo salvo, você pode partir sem dor nem desespero. Jacó partiu como deve ser a morte de cada um que teme a Deus.
Os filhos o rodeavam e anotavam tudo quanto falava, para que cumprissem sem briga e sem medo o que deles foi dito. Assim declara a Palavra a respeito da morte daquele que foi fiel a Deus até o fim: Acabando, pois, Jacó de dar mandamentos a seus filhos, encolheu os seus pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo (Gn 49.33). A primeira vez que li isso, chorei muito. Era como se ele fosse meu ancestral – e, pela fé, é mesmo. Deus é lindo!
O erro do rei Asa foi participar de uma conjuração que não veio de Deus (2 Cr 15.12-15). Resultado: E caiu Asa doente de seus pés no ano trigésimo nono do seu reinado; grande por extremo era a sua enfermidade, e, contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas, antes, aos médicos (2 Cr 16.12). Nunca faça um voto que a Bíblia não recomenda, pois estará em laços, caso não o cumpra. Deus não força ninguém a prometer algo que Ele não prescreveu. Vigie e ore!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da vida! O processo natural de nascer e morrer foi estabelecido por Ti, mas o nosso espírito existirá para sempre. Os salvos estarão Contigo pela eternidade, mas os que rejeitarem o plano da salvação estarão perdidos para sempre.
É bom saber que a nossa ida para o Teu Reino será suave, como o recolher de um feixe de trigo no seu tempo. Do outro lado, Tu estarás à nossa espera e, então, iremos a Ti para nunca mais nos perdermos. Tem misericórdia daqueles que não creem em Ti!
Que possamos Te servir até o último segundo, assim como Jacó, que não deixou os seus filhos à própria sorte, mas soube lhes dar as devidas instruções. Eles o respeitavam e nenhum se rebelou, nem mesmo Rúben, que deixou de ser o mais excelente. Amém!