ongrace.com

> Mensagem de Hoje

06/05/2023 - A OBEDIÊNCIA DE ABRAÃO

  • Envie por Email
  • Imprimir
E tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã e habitaram ali.  Gênesis 11.31

Ouça a mensagem

Nos tempos de Abraão, o modelo da família era o patriarcal, no qual o pai, enquanto vivo, tinha o controle de toda a sua prole. Os filhos, mesmo se casando, não se separavam da autoridade dele. Isso é visto na chamada de Deus para Abraão, que, provavelmente, compartilhou com o seu pai a ordem do Senhor de enviá-lo a uma terra que ainda lhe seria mostrada. O patriarca Tera se dispôs a ir com o filho, para que a bênção familiar continuasse sobre ele.

A Palavra de Deus diz que Tera tomou Abrão (ele ainda se chamava assim) e partiu para o local que ainda lhes seria revelado. A obediência ordenada nas Escrituras deve ser vista como bênção. Se tal recomendação veio do Criador, por que não praticá-la? Existem famílias onde cada membro faz o que quer, e isso não é bom. Sabemos de casos em que um irmão matou outro irmão, dentre outras histórias tristes. Onde o Senhor é respeitado, a bênção age sobre todos.

Harã era irmão de Abraão e morreu, deixando um filho chamado Ló. Tera fez questão de ter o neto junto da família rumo ao desconhecido, cumprindo a ordem divina. Eles chegaram a Harã, no sudoeste da Anatólia, Turquia, cujo nome significa estradas que se cruzam. Ficaram ali durante algum tempo, até que Tera morreu. Provavelmente, ele tinha idade avançada. Ele também levou Ló, a fim de que não ficasse sozinho e se perdesse longe da família, que o educaria.

Tera não deixou Sarai em casa, esperando que o marido fosse e arrumasse tudo e, depois, voltasse para buscar a família. Esse estratagema do diabo é usado muitas vezes hoje, e o resultado não tem sido bom. O casal, ao estar longe um do outro, esquece-se da responsabilidade mútua e, com o tempo, aparece outra pessoa, e o vínculo do casamento, que tem de existir até a morte, é destruído devido à fraqueza de um ou dos dois cônjuges. Tera, no entanto, levou todos!

O destino deles era Canaã, mas, com o provável agravamento da saúde do patriarca, tiveram a ideia de esperar em Harã, para que ele se recuperasse. Porém, não resistiu e morreu. Após tomar as medidas necessárias, Abraão assumiu o comando da casa, pois esse era seu dever, e partiram. A Bíblia não fala sobre a fé deles, só relata que Abraão continuou o seu trajeto, porque seu alvo era cumprir o chamado divino e o fez com elogios do Senhor!

A permanência em Harã deve ter sido longa, pois diz a Palavra que habitaram ali. Abraão tinha posses – servos e servas, bem como gado –, então a parada o fez negociar com as pessoas do local. Talvez, tenha arrendado uma terra para plantar e colher, e alimentar os animais. Eles devem ter buscado as orientações divinas. Não é bom desperdiçar tempo com coisas fúteis! Quem busca o Altíssimo de nada tem falta (Sl 34.10).

Quem viaja com a sua família, levando tudo o que possui, sabe que não pode forçar animais e crianças a caminharem dia e noite. É preciso ter cuidado no percurso, guardando-se de longas caminhadas e prestando atenção às estações, à época de chuvas ou de seca. Abraão orava!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus da Tua família! Tu elegeste Abraão para ser o iniciador de uma família, mas a Tua escolha não se parece com a do homem, que logo busca o conforto para os seus, com o propósito de lhes dar melhores condições de vida. Mas Tu és Quem pode nos dar boa vida!

Não almejamos riquezas, se não vierem do Teu coração, tampouco queremos possuir algo sem que tenhas planejado para nós. Jamais podemos deixar a ambição de outras coisas dominarem o nosso coração, senão pecaremos contra Ti. Ajuda-nos a Te servir melhor!

No meio da viagem, Tu recolheste Tera, pai de Abraão. Este não se desesperou nem falou algo contra Ti, e sim seguiu o Teu traçado rigorosamente, assumindo o comando sob a Tua boa direção!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

sou evangélico mas tenho uma duvida. O Pastor cuida dum rebanho e prega a palavra de Deus. Quando nos reunirmos a Jesus para sermos julgados pelos nossos feitos, provavelmente...

Seu raciocínio é curioso, mas completamente equivocado. Primeiro que os pastores e líderes do povo de Deus não levarão NENHUMA vantagem no Juízo Final, pelo contrário,...

»VEJA MAIS