ongrace.com

> Mensagem de Hoje

01/05/2022 - A PENOSA VOLTA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Pelo que saiu do lugar onde estivera, e as suas duas noras, com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá.  Rute 1.7

Ouça a mensagem

A volta com derrota sempre é problemática, pois traz uma sensação sobre o que os outros falarão de nós. No entanto, se quisermos nos levantar diante de todos, temos de falar o que ocorreu. Dizer a verdade é o melhor meio de nos levantarmos diante das pessoas. Permanecer no erro é simplesmente pior. Voltar para a Casa de Pão foi a melhor decisão de Noemi; afinal, jamais deveria ter abandonado seu lar.

O percurso seria longo, e dependeriam da boa vontade das pessoas em lhes dar pouso, ou iriam se hospedar em algum local. Noemi não se aventurou sozinha; provavelmente, seu marido deu a palavra final. Porém, como ele e os dois filhos morreram, o melhor para ela foi tomar o rumo de casa, a fim de refazer a vida. Viver em uma terra onde o Senhor não é bem-vindo é difícil, a menos que sejamos missionários.

Por serem três mulheres caminhando sozinhas, poderiam ter problemas com pessoas que não respeitam o próximo, sendo vítimas de roubo e abuso. Noemi perdeu tudo, mas tinha guardado a fé e, por isso, sentiu que era hora de voltar para reconstruir tudo o que perdera. Ora, se o seu mundo desabou, por que não construir outro melhor? Assim, elas foram em direção ao seu povo, mas haveria algumas provas.

Elimeleque saiu de Belém com um alvo: fugir dos problemas. No fim, Noemi perdeu a família. Agora, retornava apenas com as duas noras. Ela não conseguiu escapar das dificuldades, e sim voltava com mais uma – não ter mais nada. As noras a seguiam, e a pergunta que talvez houvesse no seu coração: até quando? Elas estavam de luto pela perda dos maridos, mas o que fazer quando sentissem a necessidade de se casar de novo?

Noemi sentiu que teria de colocar as duas à prova. Se não estivessem no mesmo espírito, mais à frente, ela teria mais problemas. Precisamos testar a pessoa que escolhemos como nosso cônjuge, para ver o seu procedimento em relação à obra de Deus. Se não houver amor ao Senhor, imagine a nós. Noemi se dispôs a verificar se as noras eram, de fato, gente de Deus, ou estavam com ela por caridade, e este motivo não era suficiente.

O bonito era que, a cada passo, ela sentia que, desta vez, fazia a escolha certa. Por isso, a ansiedade tomava conta do seu coração. Durante um tempo, ela só pensava em chegar à sua Belém, sem saber que nela nasceria o Messias. Ele traria a salvação e plena autoridade sobre as obras más, inclusive doenças e toda sorte de males. Não só temos em Jesus a redenção, como também todas as coisas necessárias (Mt 6.25-34).

Noemi tomou a melhor atitude. Ela sentiu a mão divina quando Rute lhe disse que o Senhor seria o Deus dela, e isso justificava todo o sacrifício (Rt 1.15-17). Entretanto, Noemi se inquietava se as duas estavam indo com ela por compaixão ou amor, se estavam prontas a renunciar a seus deuses, aceitando o único e verdadeiro Deus!

 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor! Que momentos delicados vivia Noemi, a viúva que foi a Moabe, junto com a família, a fim de melhorar a sua vida. Ali, ela perdeu o marido e os filhos, mas não a fé. Noemi precisava da Tua ajuda. Quantos também precisam dela agora?

Sim, ela reconstruiria a sua fé, a qual foi fraca por não aguentar a provação em Belém, mas ela não tinha perdido o Teu amor. Este a fazia crer que, no final, o Teu plano seria maravilhoso. É lindo quando sentimos a Tua voz falar à nossa alma!

A cada passo, a ansiedade aumentava. Mesmo não sabendo como viveria e cuidaria das suas noras, sentia algo diferente no seu coração. Era como se Te ouvisse dizer: “Não temas, eu Sou contigo”. Que os desesperados sejam consolados!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração