O versículo estudado mostra que Moisés se dirige ao Senhor educadamente. Por esse exemplo, observamos qual é a maneira apropriada de nos direcionarmos ao Criador. Afinal, Ele é simplesmente o Senhor do Universo e Se colocou à disposição dos Seus filhos. Nenhum presidente de uma empresa daria aos seus funcionários o número de seu celular particular. Talvez, só os diretores e gerentes teriam esse contato. No entanto, com o Todo-Poderoso é diferente, pois garantiu que todas as pessoas tivessem acesso a Ele!
Deus ordenou a Moisés que fizesse o povo subir. Diante dessa diretriz, o líder questionou o Senhor quem também seria enviado nessa missão. Hoje, sabemos que, embora os anjos nos assistam quando precisamos de ajuda, não temos de buscá-los com tal propósito. Devemos apenas orar ao Pai, em o Nome de Jesus, para sermos atendidos: E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14.13). Siga esse modelo!
O Altíssimo está em todo o Universo; então, onde estivermos e quando necessitarmos de auxílio celestial, precisaremos somente clamar com fé, em o Nome de Cristo, e considerar atendido o pedido feito, porque Ele afirmou: Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei (Jo 14.14). A Bíblia nos assegura que Deus nunca falhou nem desistiu de socorrer o necessitado. Sempre que os irmãos do passado oraram, receberam!
Quem Deus enviará para ir à batalha conosco? Sem dúvida, Ele mesmo irá com Seu poder e Sua majestade. Por isso, jamais recuse ir contra o seu inimigo. Ao precisar de apoio, o melhor a fazer é lembrar-se de alguma declaração bíblica e partir para a luta, crendo que Deus confirmará o versículo que lhe foi dado a entender. As Escrituras dizem que o Mestre é imutável: Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13.8). Ele é fiel e bom!
O Senhor nunca nos abandonará durante a peleja. Ele é o mesmo todos os dias. Se, nos dias do ministério de Cristo na Terra, não houve um caso em que Deus deixou de amparar os Seus, como haverá agora? Caso isso acontecesse, o texto de Hebreus 13.8 deveria ser removido das Escrituras. Ora, isso é conversa para pessoas sem experiências com o Altíssimo, que jamais O viram agindo em favor dos Seus fiéis. Após orar com fé, descanse crendo, e assim será (Mc 11.24).
Deus já tinha dado a dica a Moisés, afirmando que o conhecia pelo nome. Quando lhe apresentam uma pessoa, em geral, ela diz “muito prazer”, e você faz o mesmo. Então, vocês se tornam conhecidos. Ao dizer a Moisés que sabia quem ele era, Deus declarava que também seria conhecido pelo Seu Nome. Ora, esse servo já não precisava ouvir de novo o Nome do Senhor para falar com Ele, pois se conheciam, já eram amigos!
Se Moisés havia achado graça aos olhos do Todo-Poderoso, ele só precisava determinar que ocorresse aquilo em que cria pela Palavra, exigindo a saída do inimigo. Afinal, Jesus faria tudo o que pedisse (aiteó, no grego, quer dizer exigir – Jo 14.13)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, nosso Conhecido! Quando nos encontramos pela primeira vez e Te recebemos em nossa vida, passamos a ter comunhão um com o outro. Assim, só precisamos exigir a saída da força má, em o Nome de Jesus, para que o Teu poder entre em ação!
Quando disseste que subíssemos as montanhas dos amorreus, não devíamos duvidar nem retroceder, e sim partir convictos de que Tu abririas as portas necessárias, enviando Teu anjo, e as coisas se resolveriam. Temos a Tua Palavra de que será feito o que exigirmos!
Não precisamos saber quem Tu enviarás conosco, porque Tu irás à nossa frente, na retaguarda e por todos os lados, envolvendo-nos, para que nenhum mal nos suceda, nem praga alguma chegue à nossa tenda. Precisamos Te ouvir!