O desespero que tomou conta de Jacó em Siquém era coisa do passado. Agora, era tudo diferente do ambiente macabro que se tornou a sua ida à terra dos heveus, onde Diná, sua filha querida, foi abusada e humilhada. Jacó não compreendia como isso ocorreu e, ao buscar a direção de Deus para a sua situação, percebeu que precisava voltar ao primeiro amor e aos braços de Quem Se manifestou a ele e lhe prometeu sempre guardá-lo.
A família sentia paz. Quando se livrou dos deuses, os quais a atrapalhavam bastante, viu-se livre dos terrores e temores que a assaltavam. Jacó e os seus queriam experimentar a boa e inigualável posição de quem confia no Senhor. Nada os impediria de abrir seus corações e procurar o Altíssimo. Na Casa de Deus, suas esperanças se tornariam realidade. Afinal, se o pai fora abençoado ali, eles também o seriam!
O patriarca deu o exemplo, fazendo sua primeira obra onde Deus mudou a sua vida. Agora, ele trazia o fruto da promessa dada a ele: uma família ainda pequena, mas seria tão numerosa quanto as estrelas do céu. Temos de voltar à nossa Betel, o local onde o Altíssimo falou conosco. Então, poderemos assumir o que o Pai nos tem dito. Há luz em Betel, antigo nome daquele lugar. Procure andar na Luz!
A primeira coisa que Jacó fez de importante na Casa de Deus foi edificar um altar, pois tinha fome e sede de voltar à divina presença. Quem bebe da água dada por Jesus não suporta viver longe dEle. Quem vive em comunhão com o Senhor desfruta e vive o melhor concedido por Ele. O que fazer quando a vida espiritual se torna monótona, e não há respostas às orações? Simples: voltar a Betel e encontrar o Pai!
El-Betel significa o lugar em que o Altíssimo colocou a escada na terra para atingir o Céu. Nesse instrumento, há anjos que sobem para levar nossos pedidos e descem com a resposta. Esse é o Deus para quem está com problemas, vive angustiado, pesaroso e, por mais que ore, não consegue se livrar do sofrimento. Esse segredo Jacó descobriu anos antes. Vendo o rumo que a sua família tomava, ele orou e ouviu a direção vinda do Céu.
Quem foi visitado por Deus pela leitura bíblica, pregação da Palavra, ou por uma canção inspirada, e teve sua vida mudada, não pode voltar ao seu triste passado. O Senhor é o mesmo, mas essa pessoa mudou, por isso deve se lembrar do que lhe foi dito e começar a caminhada até a Luz. Sem dúvida, se continuasse a viver sem a operação divina, o seu fim viria em breve.
Na atitude de Jacó, fica claro que Deus jamais foge de nós, porém nós O abandonamos. Se buscarmos o Senhor, nós O acharemos. Então, partamos com sinceridade no coração e fé para nos encontrar com Ele. Ao voltar, edifique um altar a Deus. Isso é feito em seu interior. Volte a andar ao lado de Quem o escolheu (Jo 15.16).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da Sua Casa! Os salvos são chamados para caminhar Contigo, com Tua promessa de andar entre eles. Tu sempre dás a quem Te busca a atenção necessária. Vemos isso na vida de Jacó!
Se o patriarca Te encontrou de novo, nós Te reencontraremos! Se ele foi abençoado por Ti, também o seremos! Ele Te serviu em seus dias, e nós devemos Te servir hoje. Estamos diante de Ti para receber o Teu consolo!
Queremos nos alegrar em Ti, ficando livres dos poderes das trevas. Não aceitamos não como Tua resposta. Jesus foi claro ao dizer que tudo o que determinássemos em Seu Nome Ele mesmo faria por nós. Ajuda-nos, Pai verdadeiro!