Os planos de Deus são maiores e mais operantes do que podemos pensar. A Babilônia não somente era uma ameaça para Israel, como também parecia ser indestrutível. No entanto, por amor ao Seu Nome, o Todo-Poderoso, querendo ajudar os Seus, enviou inimigos contra a Babilônia. Em nossos dias, coisas inexplicáveis acontecem a fim de que os cristãos tenham paz e segurança, e a evangelização possa avançar.
Assim como o inimigo trabalha durante anos para ocupar uma nação, investindo enormes somas de dinheiro e destruindo vidas, Deus planeja o avanço da Sua Igreja por toda a Terra. Nenhum pensamento do Senhor pode ser impedido (Jó 42.2). Se alguém desistir de cumprir uma ordem divina, outras pessoas serão chamadas para ocupar o seu lugar. Deus é bom!
Não perca tempo deixando o desespero ou o pecado entrarem em seu coração. Afinal, nada pega o Senhor de surpresa. Antes mesmo de o maligno deliberar algo, seus intentos já são conhecidos por Deus. Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele a quem prestaremos contas (Hb 4.13). Sendo assim, nenhuma criatura passa despercebida por Ele. O Onisciente planeja as nossas batalhas de modo que o adversário nunca consiga nos atrapalhar.
Por nos amar e não desejar que soframos ou façamos grandes esforços, o Altíssimo levanta problemas contra quem nos afronta, criando situações nas quais os demônios se enervam sem saber como solucioná-las. Ele enviou um exército para atacar a Babilônia e, assim, livrar Israel. Deus mostrou que o inimigo passa por tribulações, como ocorreu com o exército de Faraó no mar Vermelho. O amor de Deus está sempre trabalhando por nós.
Os integrantes da tropa adversária serão forçados a descer como fugitivos nos navios com que se vangloriavam. A decisão do Todo-Poderoso é imutável, quer o diabo aceite, quer não, pois são decisões justas e sempre a favor do Seu povo. Portanto, se você é um servo do Altíssimo, mantenha-se firme diante de uma provação, ainda que a ameaça possa custar a sua vida. Não ame o mundo nem o que nele há, mas ame a Deus (1 Jo 2.15)!
Jamais se assuste com a bravata das trevas, porque o mal não tem mais o poder que possuía antes de Jesus ter morrido e descido ao Inferno, onde Ele destronou Satanás e seus demônios. Hoje, eles são completamente inoperantes. Não há o que dizer sobre as ameaças do diabo; afinal, o nosso Salvador garante que o diabo está debaixo da nossa autoridade. Somos vencedores!
O que era vanglória para o diabo, agora, é perdição. A fé em Cristo é o segredo da vitória! Com a fé e o poder de Deus, o que determinamos é realizado. Devemos nos espelhar nas histórias dos irmãos do passado. Sara, por exemplo, recebeu a virtude de dar à luz pela fé. Aleluia!
R. R. Soares
Santo de Israel! Tu farás tudo por nos amares, porque és o mesmo do dia em que deste as Tuas promessas. As Tuas declarações em nosso favor estão bem diante dos Teus olhos, por isso cremos que as receberemos.
Por seres o nosso Redentor, nada do Inferno nos impedirá de conseguir as Tuas bênçãos. Precisamos crescer na fé para não naufragarmos na fé em Cristo. Isso seria uma vergonha! Santifica-nos na Verdade, que é a Tua Palavra.
Hoje, entendemos que os inimigos da Babilônia foram despojados, perderam a luta e não se levantarão. Eles fugiram apavorados nos navios dos quais se vangloriavam, mas foram detidos. A vitória é nossa em o Nome de Jesus! A Ti sejam a glória e o louvor!