Os invejosos não entendem que o amor ao próximo é bom em todos os sentidos. Segundo o Senhor, a inveja destrói a estrutura de quem a sente: O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos (Pv 14.30). Aquele que se dá a esse sentimento desconhece que, em pouco tempo, terá a saúde afetada por essa razão. Com isso, a sua estrutura para resistir ao pecado apodrecerá.
Devemos desejar que uma pessoa bem-sucedida prospere ainda mais, principalmente na vida espiritual. A inveja quebra o propósito do Altíssimo para o Seu povo. Veja o que Ele almeja para Seus filhos: Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Sl 133.1). O Altíssimo sabe o bem que é viver sem desconfiar dos nossos irmãos na fé, desfrutando com eles da paz do Céu!
Quem for possuído pela inveja perceberá o erro cometido, pois esse desgosto provocado pela felicidade alheia o afastará do sucesso. Assim ocorreu com Miriã e Arão. Os irmãos de Moisés, usados pelo demônio, criticaram-no por ter se casado com uma mulher cuxita, estrangeira. O diabo fez a discriminação tomar conta deles, e o Senhor julgou Miriã, a qual ficou fora do arraial durante sete dias, exposta à vergonha e ao perigo dos predadores do deserto (Nm 12.1-15). Cuide-se!
Os irmãos de José se entristeceram ao ver como o pai o amava, mas isso não significava que não os amasse também. Jacó não soube lidar com esse problema, por isso essa situação teve um desfecho ruim. A Bíblia diz: Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem (Hb 12.15). Repreenda o mal, e tudo ficará bem!
Ao ver alguém obter êxito na obra do Altíssimo, rejeite as mentiras do maligno, que almeja ver você privado da sua bênção e, por isso, o faz invejar quem é abençoado pelo Senhor. A pessoa usada pelo Altíssimo deve ser incentivada a se dar mais a Ele, mantendo a diligência na sua consagração. Se permitir que a vaidade tome conta do seu coração, você não chegará aonde Ele poderá usá-lo!
No início, o invejoso começa a aborrecer quem está em evidência e, depois, quer prejudicar essa pessoa, podendo até executar algo contra ela ou pagar alguém que o faça, incriminando-se para sempre. Em qualquer anormalidade, peça a misericórdia de Deus e siga-a. Esse é o remédio para neutralizar a ação demoníaca. A Palavra diz: Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria (1 Sm 15.23a).
A inveja aumenta a sua possessão, fazendo o indivíduo não suportar a vitória alheia. Então, este começa a lutar para destruir o outro por meio de mentiras, ou até usando alguma arma letal. Se você estiver tomado por esse sentimento, livre-se dele enquanto há tempo; caso contrário, a perdição eterna será o seu caminho. Já estando na Aliança do Senhor, vigie e ore!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Ó Deus! Não queremos ser usados pelo diabo para atrapalhar ninguém, nem a nós mesmos. Por isso, chegamos diante de Ti para suplicar o Teu favor e a Tua ajuda. O inimigo deseja nos separar de Ti, e isso é inaceitável. Perdoa-nos, Pai!
Jacó demonstrava que amava mais José do que os outros filhos, mas isso era um exemplo do que fazes por nós. O Teu amor será evidente por qualquer pessoa que cumprir os Teus mandamentos e os Teus juízos. Jacó usava a Tua receita!
As pessoas devem aprender que, amando-Te, podem ser amadas de modo especial. Quem não se interessa por Ti está sofrendo alguma influência maligna que Te impede de agir nessa vida. Que o nosso coração seja puro para ser amado por Ti!