ongrace.com

> Mensagem de Hoje

10/10/2020 - A REVOLTA DE EZEQUIAS

  • Envie por Email
  • Imprimir
Assim, foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía, se conduzia com prudência; e se revoltou contra o rei da Assíria e não o serviu. 2 Reis 18.7


A semente divina estava germinando em Ezequias, filho de um rei de Judá que ousou fechar as portas da casa de Deus e apagar as lâmpadas, causando muitos males ao povo. Não importa o que fizeram antes de nós. Quando o Espírito de Deus move o nosso coração, o Altíssimo usa-nos na reforma da Sua casa e do Seu povo. Quem obedecer ao Pai celestial será preservado e honrado por Ele!

Logo que começou a governar, Ezequias mostrou que dominava o seu coração, pois não se deixou levar pelo fato de ser o soberano do país, mas se portou como um servo de Deus sem prevaricar contra Ele. Além disso, empreendeu uma grande reforma de fé em todo o reino, e o seu povo encontrou o caminho do bem. Isso deveria ser feito pelos eleitos a qualquer cargo e chefes de família que se convertem. Você faria isso?

Esse filho de Acaz teve como exemplo seu antepassado da 13ª geração, o rei Davi. Ao fazer-se igual ao seu ancestral, logo se viu que o Senhor estava ao seu lado para confirmar sua ação na bendita Palavra. Jesus estará com você; basta tê-Lo como modelo. Mostramos isso pelo nosso modo de agir. Na Bíblia, quem é o seu exemplo? O Salvador?

O rei se esforçou para agir como Davi e foi ajudado por Deus. Uma simples decisão o fará ser usado pelo Senhor ou pelo diabo; por isso, examine-se sempre no eterno Espelho, a Palavra. Os seus atos demonstram quem é o seu senhor: Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore (Mt 12.33). A quem você serve?

Ezequias destruiu todo tipo de culto idólatra. Ele não teve medo de quebrar a serpente de bronze construída por Moisés sob a ordem de Deus, pois ela se tornara motivo de adoração das pessoas sem conhecimento profundo daquilo que não provém das Escrituras e deve ser condenado. Portanto, ser zeloso nas suas ações só fará bem a você mesmo e aos outros. Procure apresentar-se a Deus como obreiro aprovado (2 Tm 2.15).

Pelo fato de ter o auxílio do Senhor, Ezequias decidiu enfrentar o Império Assírio, que, um pouco depois, destruiu o Reino do Norte, Samaria. Tudo indicava que o mesmo seria feito com Judá. Porém, o novo imperador, substituto de Salmaneser, cujo nome era Senaqueribe, avançou com sua força sobre Judá. Diante dessa ameaça, Ezequias e o profeta Isaías oraram, e o rei assírio sofreu estrondosa derrota (2 Rs 19.35).

O segredo do rei de Judá foi se conduzir com prudência, pois tinha o Senhor com ele. Ezequias provou o quanto vale a pena acreditar no Deus que jamais falha ou mente. Quem serve ao Todo-Poderoso pode se revoltar contra o inimigo, pois o Varão de Guerra irá guiá-lo nas batalhas. Nunca houve nem haverá alguém que tenha se frustrado com Deus!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus das santas revoltas! Quando entendemos a Tua vontade, surge dentro de nós a indignação contra as coisas erradas ao nosso redor e em nós mesmos. O segredo é romper com tudo isso, pois é veneno mortífero!

Fizeste Ezequias não temer a parte do seu povo que se dava ao misticismo. Ele sabia que Tu não o deixarias sozinho, mas o guardarias do mal. O momento de dizer ao rei da Assíria que não mais lhe serviria havia chegado, e a decisão foi tomada em Ti!

O novo imperador daquele reino bárbaro atacou com toda a fúria. Mas quem era aquele rei para Te desafiar? Tu estavas movendo o coração de Ezequias para mostrar ao povo que nada temeremos, a não ser a Ti. A Tua prudência deu a vitória!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Fui evangelica e me afastei, fiz muitas bobagens na vida e comecei a voltar pra Deus, mas embora tinha essa necessidade resistia um pouco a voltar pra igreja pois estava...

Com o perdão de Deus vc pode contar, se houve de fato arrependimento sincero de sua parte. Agora, é bom saber que vc terá de arcar com as conseqüências de sua...

»VEJA MAIS