ongrace.com

> Mensagem de Hoje

05/04/2021 - A SEPARAÇÃO

  • Envie por Email
  • Imprimir
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.  Lucas 15.12


Na parábola contada por Jesus, fica claro que há um desejo mau no homem. Isso o leva a se separar da família, rompendo completamente os laços com essa instituição celestial. Tal atitude não vem de Deus, pois, como a passagem bíblica mostra, o desejo oculto do filho pródigo era pelas coisas erradas. Ninguém consegue ver a origem das vontades que o domina sem comparar a motivação do seu coração com o Manual do Criador (Sl 19.12,13). Vigie e ore!

O diabo começou a agir cedo no mundo. Desde o momento em que Adão e Eva desrespeitaram a ordem divina – de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal –, o maligno entrou na natureza humana (Gn 3). Caim não ficou satisfeito com o fato de a oferta de Abel ser aceita pelo Senhor e o matou. Um demônio assumiu o controle de Caim, fazendo-o destruir o irmão porque este agradara a Deus (Gn 4.3-8). Todas as práticas erradas vêm do maligno!

Por que uma pessoa casada trai seu cônjuge, um sócio rouba o outro, o pai abusa da filha ou do filho, ou um juiz aceita suborno se tem obrigação de aplicar a lei? Podemos formular muitas perguntas nessa direção, mas a única resposta lógica é aquela que aponta para o autor de todas as transgressões: Satanás. O homem perdido está sem o Espírito Santo, desconhece o perigo e, de uma hora para outra, pode se tornar um criminoso (Jo 16.8-11; Rm 8.9). Misericórdia!

Satanás encheu o coração de Davi de grandeza. Então, no seu delírio, o rei resolveu verificar o quão magnífico era. Ora, a importância dele em Israel vinha do Senhor, seu Pastor, e não do poder que obteve com a ajuda divina. Davi ignorou as advertências dos seus ajudantes, os quais pressentiam que aquela ideia tinha influência era maligna. Apesar dos avisos, o rei continuou firme em seu intento e pagou caro por isso (1 Cr 21.1-8).

Nada é mais trágico do que ver um pastor dividir uma congregação, levando parte dos membros e fazendo outros se desviarem. Ele está obedecendo estritamente ao rei da maldade. Assim diz a Palavra: Busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv 18.1). Deus nunca mudou Seu método de agir, e as Escrituras não perderam o poder de exortar.

Outro fato triste é o divórcio por qualquer motivo. No princípio, não foi dessa forma; a separação conjugal só era permitida em caso de infidelidade (Mt 19.3-9). O livro de Malaquias dá o recado divino: Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis (Ml 2.16).

O filho mais novo citado no início desta mensagem deve ter ouvido alguns pecadores falarem sobre a “liberdade” de certo lugar, mas, por não saber que o diabo reinava lá, pediu ao pai a parte dos bens a que tinha direito. No entanto, notou que isso seria a sua ruína e se perderia de vez, caso não retornasse para casa. Um abismo chama outro abismo (Sl 42.7); portanto, fuja do erro ainda que pareça pequeno.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus paciente! Como dói o Teu coração quando algum dos Teus filhos se deixa levar pelo diabo e se separa. Os outros da família – casa ou igreja –, ao saberem do ocorrido, podem ser influenciados a fazer algo similar ou pior.

Por que os casais se separam se Tu os ajuntaste? Muitos acham que não precisam mais de quem lhes estendeu a mão e os formou, mas Tu tens muito mais para lhes dar. Mesmo sendo feridos moralmente, devemos continuar a Te servir. Dá-nos misericórdia!

Obrigado pela Tua paciência, compaixão e pelo Teu grande amor. Não deixes o mau exemplo nos guiar. Queremos ficar na escola do Espírito Santo. O diabo não serve para ser nosso mestre. Nós precisamos de Ti!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração