ongrace.com

> Mensagem de Hoje

14/02/2021 - A SURPRESA QUE ALEGROU JACÓ

  • Envie por Email
  • Imprimir
E foi também Jacó o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. Gênesis 32.1


Desde que descobriu a desonestidade do sogro, que lhe entregou Leia em vez de Raquel, Jacó enfrentou muitas tribulações, mas se mostrou o homem certo para ser patriarca dos herdeiros da promessa do Altíssimo. Ele estava determinado a fazer o necessário para agradar a Deus, pois o temor de Isaque, seu pai, era o exemplo que seguia. Ele só olhava para o Senhor, o Autor e Consumador da fé (Hb 12.1,2)!

Depois de ter trabalhado durante sete anos, o herdeiro da promessa feita a Abraão e Isaque teve de trabalhar mais sete para ter Raquel como esposa, mas isso não lhe custou muito, pois a amava: Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava (Gn 29.20). Os chamados por Deus para fazer o que Lhe apraz jamais devem considerar que estão pagando um alto preço para cumprir a Sua santa vontade.

Após 14 anos de serviço, para, afinal, ter direito a Raquel como sua esposa, assim como Leia, Jacó convenceu o sogro a lhe dar um salário, a ser pago com as ovelhas que nascessem com um sinal pré-estabelecido. Afinal, ele tinha de sustentar sua família. Porém, seu coração não aguentava as mentiras de Labão, o qual trocava o seu salário toda vez que nasciam as ovelhas com a marca combinada. No entanto, Jacó sabia que Deus o ajudaria (Gn 30.27-36)

Algum tempo depois, ele notou que o sogro não era mais o mesmo, e os cunhados o acusavam de roubar o pai deles de algum modo, pois viam a prosperidade de Jacó e o empobrecimento de Labão. Para eles, Jacó tirava a riqueza que, um dia, herdariam, e isso os incomodou. Por certo, Jacó orava para Deus lhe dar uma direção. De igual modo deve proceder todo cristão, pois o Pai sempre mostrará a Sua vontade a quem confiar nEle.

O Altíssimo não tardou em lhe dizer que o tempo de voltar para sua terra chegara: E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra dos teus pais e à tua parentela, e eu serei contigo (Gn 31.3). Essa separação não seria fácil, pois Labão, conhecendo que a mão de Jacó o enriquecia, pela unção que repousava sobre ele, tudo faria para não perdê-lo. Só Deus poderia orientar Seu servo a tomar a atitude certa!

Jacó e sua família tiveram de sair às escondidas, levando seus pertences, mas o sogro e os filhos os alcançaram nas montanhas de Gileade. Após ter se acertado com Labão e os cunhados, Jacó prosseguiu em direção à Canaã. Então, anjos de Deus foram ao seu encontro. Eram tantos que ele passou a chamar aquele lugar de Maanaim (acampamento dos anjos de Deus). Para Jacó, agora tudo seria mais fácil, porque tinha o poder de Deus consigo.

Será que Jacó ficaria mais perto do Todo-Poderoso, ou tomaria decisões que lhe parecessem boas, sem consultar o Senhor? Veremos isso na mensagem seguinte. Por que alguns salvos se cansam de falar com Deus e agem levianamente? Quando a direção vem do Céu, há sucesso, pois Deus é Onisciente: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Pai, Comandante das milícias celestiais! Que encontro! Jacó ficou fascinado com o Teu poder que fora destacado por Ti para guardá-lo nas veredas a serem trilhadas. A Tua glória e o Teu poder também são enviados para nos guiar em segurança!

Ao perceberem a grandeza das Tuas promessas e o Teu empenho em cumpri-las, os Teus servos poderão caminhar firmes, mesmo nas piores provações, porque nenhum mal ou praga os alcançarão. O Teu amor é inigualável!

Obrigado por nos fazeres povo Teu, dando-nos a missão de evangelizar o mundo, para que os perdidos sejam salvos. Que aprendamos com a Tua Palavra o modo de dar ao povo a segurança para Te servir. Amém!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Missionário, gostaria de entender o meu caso, sou casada a dez anos, vivia no mundo, quando conheci meu esposo, engravidei tinhamos 19 anos, casamos e desde então sempre...

Sua história ilustra a Lei da Sementeira (Gl 6.7-8). Tudo isso é resultado da desobediência à Palavra e de decisões tomadas sem sabedoria. A solução é você, que agora...

»VEJA MAIS