ongrace.com

> Mensagem de Hoje

16/09/2020 - A TRÁGICA RESPOSTA DO PODEROSO

  • Envie por Email
  • Imprimir
E Nabal respondeu aos criados de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, e cada um foge a seu senhor. 1 Samuel 25.10


Quem não ora para entender a vontade de Deus naquilo que lhe foi dito, ou pedir algo a alguém, toma atitudes que desagradam ao Senhor. É preciso crescer na fé e, assim, não será surpreendido por decisões que parecem corretas, mas causam danos ou problemas mais tarde. Desse modo agiu Nabal. Ele se sentia autossuficiente demais para buscar a Deus ou atendê-Lo em seu coração. Cuide-se! (Hb 3.7-13).

Os enviados de Davi ficaram atentos ao que o poderoso de Maom diria, apesar de já o pressentirem, pois a expressão do rosto dele mostrava que não lhes atenderia. Não é fácil para o servo de Deus ouvir de alguém que faz parte do povo de Deus e viu as mãos do Altíssimo ajudando-o a vida toda – prosperando-o e dando-lhe uma esposa formosa e santa – abrir a boca para pecar e ofender o ungido do Senhor.

Em sua resposta, aquele homem mostrou não crer na decisão do Todo-Poderoso, o qual escolheu Davi para ser o sucessor de Saul. Talvez Nabal se visse qualificado para esse posto: “Por que não eu?”. Quem tem esse tipo de pensamento, certamente, está longe de Deus. O Senhor sabe o que faz e fará o melhor para o Seu Reino e para você. Deixe o Pai celestial lhe dar vida abundante. Ele é fiel e verdadeiro, e o ama!

Por nos ter criado e observado o nosso desenvolvimento desde o ventre materno, Deus conhece tudo o que se passa em nosso interior, e nada nos esconde dEle, como escreveu o salmista: Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe (Sl 139.12,13). Jamais pense em enganar o Senhor!

Davi ainda disse: Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia (Sl 139.14-16). O Pai é tremendo!

O ímpio é mau e tolo ao mesmo tempo. Caso tivesse orado e ajudado Davi naquele momento de necessidade, Nabal teria continuado vivo para ver o quanto o pastor de ovelhas realizaria por Israel naqueles dias. Por que não ajudar, se amanhã pode ser que estejamos precisando de socorro também? A vida dá muitas voltas, e quem colaborar na obra do Senhor receberá a recompensa dada por Ele no Último Dia. O fazendeiro não só se negou a prestar assistência, mas também ofendeu o escolhido de Deus.

“Quem é Davi?”, ele perguntou. Que petulante era esse poderoso de Maom! Ele sabia os feitos do filho de Jessé em favor de Israel. Agora, sugerir que Davi era um servo fugindo de seu dono foi um grande erro. Com essa indiferença, Nabal selou a sua sentença; na verdade, era ele quem fugia do Senhor! 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor da justiça! Muitas vezes, somos humilhados e, como os enviados de Davi, não ousamos pronunciar juízo de condenação a quem nos engana e faz mal. A Ti pertencem o juízo e a misericórdia. Intercedemos em favor de quem nos odeia!

O que Davi fez de mal para o poderoso de Maom tratá-lo daquela maneira? Na verdade, ele só fez bem a Nabal, impedindo que causassem dano ao seu rebanho e aos seus pastores. Mas aquele insano não havia entendido que receberia mais, pois Davi tinha mais a lhe dar!

Por que tanto ódio? Ele deveria ter socorrido quem estava com problemas por ser de paz e bom de coração. Assim, perdeu a oportunidade que Tu lhe deste, a fim de melhorar o caminho que trilhava, pois, em breve, seria ceifado e iria para o tormento eterno. 

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração