ongrace.com

> Mensagem de Hoje

14/09/2020 - A ÚLTIMA TENTATIVA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Pergunta-o aos teus jovens, e eles to dirão; estes jovens, pois, achem graça a teus olhos, porque viemos em bom dia; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à mão. 1 Samuel 25.8


Os servos de Davi tinham de aprender que uma pessoa que começa não dando ouvidos ao que lhe falam não está gostando do que ouve. Então, esperar que ela atenda ao pleito de alguém é completo engano. O desinteresse de Nabal, durante a fala daquele grupo, mostrava que este não conseguiria nenhuma ajuda. O ocorrido ali prepararia o futuro rei de Israel para agir com prudência.

Mesmo diante da frieza de Nabal, os jovens tentaram mostrar que foram até lá em um bom dia, mas o coração do fazendeiro estava trancado para aquele negócio, por isso não ouviria nem a voz de Deus, caso Se apresentasse a ele pessoalmente. Quando um indivíduo se vende à ganância ou confia em seus bens materiais, pouco importam os argumentos de alguém, pois já se fechou para qualquer pessoa. É difícil para quem confia na riqueza deixar de crer em si mesmo (1 Tm 6.9,10,17-19).

Eles pediram a Nabal que seus pastores contassem sobre o auxílio que receberam; porém, o apelo não moveu o coração daquele homem. Na verdade, quando alguém se fecha dessa maneira, pode-se esperar o pior dele, pois só intenta fazer o mal: O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca (Lc 6.45).

Aqueles rapazes foram claros quando disseram que tinham ido até ele em paz. Mas, se aquele homem não atendesse a missão que foram cumprir, eles teriam problemas. Desde o início, Nabal demonstrou que a sua resposta seria negativa, provavelmente com agressões verbais. Os jovens, acostumados a vencer batalhas terríveis usando armas, não conseguiam fazer o poderoso da cidade de Maom mudar sua triste opinião. Com isso, não levariam nada para Davi, o chefe deles.

O esforço deles não moveu o coração de Nabal e, na verdade, não moveria. A assistência prestada aos seus pastores não o comoveu. Não havia como sensibilizá-lo, e isso era sentido por todos. Mesmo assim, continuaram até o fim. Não importa como terminará a batalha; cumpra a ordem do Onipotente. Davi, por certo, estava fazendo isso e, no final, veria a vitória completa, pois cria no Senhor (Rm 8.36,37).

É difícil convencer alguém que já pertenceu ao Corpo de Cristo a mudar de opinião e fazer algo que já havia decidido não fazer. Muitos endurecem a cerviz e jamais se dobram à razão, ainda que se multipliquem os pedidos para refletir e se lembrar de onde caiu. Assim a Palavra nos diz: O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura (Pv 29.1). Isso ocorreu com Nabal dias depois!

Por fim, por estarem em crise, os enviados de Davi pediram alguma provisão que estivesse à mão, considerando-os seus servos e Davi, seu filho. Os argumentos podem ser verdadeiros e sinceros, mas quem determinou fechar o coração tem dificuldade de retroceder. De nada adiantou terem se humilhado, pois Nabal não era benevolente! 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Pai, nosso Mestre! Aqueles jovens não foram bem-sucedidos na primeira prova deles. Foram obedientes a Davi e se esforçaram para não voltar de mãos vazias, mas nem sempre o Teu plano para o homem é como imaginamos. Obrigado pelas lições!

Aquele era um bom dia, mas Nabal não sabia da oportunidade que o esperava. Então, como não deu ouvidos ao testemunho divino da boca dos jovens, selou o seu destino. Que isso jamais aconteça conosco, pois queremos Te atender sempre!

Nabal não dividiu suas provisões, guardando-as para a festa que dava aos seus tosquiadores. Quem dá aos necessitados a Ti empresta e, por causa da escolha errada, esse homem perdeu a vida. Por que ele não Te ouviu? Somos gratos por nos amares!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

A Bíblia diz que muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos. Como saber se sou escolhida do Senhor e por que Ele escolheu a mim e não a outro? Me sinto muito feliz...

Este é um assunto complexo sobre o qual a Palavra de Deus dá pouca informação. Por isso existe tanta especulação sobre ele. O que sabemos é que fomos escolhidos para...

»VEJA MAIS