ongrace.com

> Mensagem de Hoje

02/02/2019 - A VITÓRIA QUE NUNCA DEVERIA TER ACONTECIDO

  • Envie por Email
  • Imprimir
Porque Hesbom era cidade de Seom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas e tinha tomado da sua mão toda a sua terra até Arnom. Números 21.26


Algumas coisas em nossa vida, que consideramos fenomenais e por meio das quais somos louvados, nunca deveriam ter ocorrido. Muitos enriquecem de modo grandioso, mas, sem o devido preparo para ter e administrar riquezas, se perdem completamente. Famílias veem a vida mudar de uma hora para outra. Antes, eram unidas e felizes, mas, de repente, por não terem estrutura para suportar as tentações, são completamente destruídas. Valeu a pena?

Um desses casos se deu com Seom, rei amorreu, que conquistou grande parte de Moabe e, então, se julgou no direito de recusar o pedido de Moisés: dar passagem aos israelitas pelos seus termos (v. 22,23). Seom, com arrogância no coração, disse não ao humilde pedido feito pelo servo de Deus. Se tivesse dado a concessão, provavelmente, teria permanecido vivo, e seu território não teria sido tomado nem diminuído em nada. Como é produtivo ser bom!

Seom não somente negou autorização ao homem de Deus, como também ajuntou seu povo para lutar contra quem tinha o Varão de Guerra consigo, o Todo-Poderoso. Por isso, o que lhe sucedeu foi desastroso: ninguém do seu povo ficou vivo. Quantas vidas passarão a eternidade no lago de fogo e enxofre por causa da decisão insensata de dizer não a Deus!  Nada justifica a tola resposta, pois não ajudou a quem o Senhor amava. Coitado!

Quem pode pelejar contra o povo cujo Deus é o Onipotente? Seom foi ferido ao fio da espada, e o seu território foi tomado. Por que esse rei foi tão estúpido? Pouco antes, ele havia guerreado contra Moabe, povo descendente de Ló, sobrinho de Abraão, e obtido vitória, tomando-lhe grande parte das terras. Agora, pela sua negativa de deixar Israel passar e ainda ter ido lutar contra o povo de Deus, ele e seu povo não existem mais!

A vitória de Seom sobre Moabe foi grande, e a propaganda disso se espalhou pela região, convidando as pessoas a irem para seu reino, a fim de edificar Hesbom e fortificá-la. Ao ouvirem o convite, muitos devem ter vendido seus bens e se dirigido à nova terra. Porém, estes também foram malsucedidos. Sempre é bom orar ao Senhor, pedindo direção. Quem vai atrás de propaganda pode se dar muito mal. Deus tem presciência!

Moabe tinha seus defeitos, embora fossem parentes dos israelitas. Ló, o patriarca deles, sabia que não tinha sido boa coisa ter crescido os olhos ao ver as campinas de Sodoma. Agora, os seus, mesmo sabendo que o Deus de Abraão os enriquecera, não criam nEle. Quemos era o deus deles, e isso irritou o Senhor. Na batalha contra Seom, Quemos nada pôde fazer por eles, porque não passava de um demônio enviado para enganá-los e derrotá-los.

Um dos erros do rei de Moabe foi a falta de apreço pelo seu povo, principalmente rapazes e moças. Enquanto Seom tomava sua terra, o rei moabita entregava os jovens para que o rei dos amorreus não avançasse mais. Quem não tiver consideração pelo seu povo não será ajudado pelo Senhor! 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Varão de Guerra! É bom Te termos como o nosso Deus. Ao sermos atingidos por algum dardo do inimigo, podemos suplicar pela Tua ajuda e receber o Teu socorro. Devemos Te amar e louvar por isso!

Os moabitas, cuja origem foi sinistra, pois nasceram de um incesto, não Te procuraram. Eles sabiam o que tinha ocorrido com o seu ancestral, mas, mesmo assim, procuraram um deus falso. Pobres vidas! Entregaram-se a um representante de Satanás. Nós, porém, somos Teus!

Seom se vangloriou da vitória contra o fraco rei dos moabitas. Se tivesse se arrependido e Te procurado, Tu irias ajudá-lo. Que nunca nos esqueçamos de Ti, grande e verdadeiro Deus!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Por que DEUS permitiu que o diabo destruisse a familia de jó e quase acabasse com sua vida , se ele era uma passoa correta e temente a...

Essa resposta é encontrada no próprio livro de Jó. em primeiro lugar, porque Jó abrigava medo em seu coração, e como demonstro em meu livro -- Medo: Feche Essa Porta --...

»VEJA MAIS