Abias, rei de Judá, sucessor de Roboão no trono, era destemido na sua fé. Seu nome significa: Jeová é meu Pai. Ele presenciou a falta de experiência de seu pai e, ao assumir o reino, sabia como proceder. Ele logo começou a se preparar para a guerra, sabendo que o Deus de seu bisavô, Davi, não o deixaria sozinho, mas o usaria como usou o amado rei de Israel. O Senhor honrou Abias.
Ele não olhou para o dobro de homens do exército de Jeroboão, o qual vivia perturbando o reino do seu pai, e ordenou a batalha contra ele. Quando a fé em Deus nos dirige, também faremos coisas parecidas. Sempre que atendermos à fé, veremos o Onipotente entrando em batalha e dando-nos a vitória. O Senhor só precisa de pessoas que creiam nEle, para operar em favor da verdade e da justiça.
O filho de Deus deve ser intrépido, e isso significa ausência de medo. Se ele ouviu do Altíssimo o que deve fazer e se preparar em oração e com a leitura das Escrituras, jamais será derrotado nos combates. Deixe o Espírito Santo guiá-lo na Palavra, assumindo o que você sente vir do Pai celestial. Então, terá a proteção e a ajuda do Alto. Deus é fiel em cumprir Suas promessas!
Não importa o mal causado pelo reino das trevas a você. Em o Nome de Jesus, ele será destruído. A nossa batalha não é contra a carne e o sangue, e sim contra as forças do mal que querem nos derrotar e envergonhar (Ef 6.12). Mas, para que Deus nos ajude, temos de viver em comunhão com Ele, recusando as tentações, mesmo as pequenas, pois elas nos impedem de receber o socorro dEle.
Abias sabia que, humanamente falando, não dava para lutar contra um exército com o dobro de soldados. No entanto, confiando em Deus, ele foi à guerra, certo de que voltaria com a vitória. Quem confiar no Senhor e lutar conforme as orientações das Escrituras receberá auxílio até nos mínimos detalhes.
Abias mostrou sua fé, abrindo o coração e advertindo os inimigos que se rendessem (2 Cr 13.12). Porém, Jeroboão, o rei de Samaria, foi contra Abias, mas não tinha o Senhor, por isso perdeu. Só vence quem tem o Altíssimo ao seu lado e milita de acordo com a regra bíblica. Afinal, Deus honra a quem O honra (1 Sm 2.30). Portanto, se você for julgado por algo que o acusam, mesmo sendo simples, obedeça somente à Palavra, e não ao que o homem pensa ser o melhor, e fale sempre a verdade.
Após ter advertido Jeroboão e seus soldados, Abias foi surpreendido pelo rei do Norte, que, além de elaborar um plano maligno contra ele, deve ter rido diante daquele sermão e ficado confiante por ter um exército mais numeroso. Entretanto, Abias e seu povo clamaram a Deus, o qual os ajudou e lhes deu a vitória. Aleluia!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Comandante supremo! Estando bem Contigo e fazendo o que dizes, o homem mau não nos vencerá. Por isso, nunca temeremos o inimigo, seja quem for, porque a Tua honra e glória permanecerão imaculadas. O inimigo não surpreende a quem tem fé!
Enquanto Teu servo Te obedecia, o adversário trabalhava com astúcia em seu plano inútil, mas Tu operavas também, colocando um anjo ao lado de cada soldado de Jeroboão, para que nada fizessem contra Teu povo, e assim ocorreu. Obrigado!
Da mesma forma, faz-nos sempre estar diante de Ti com submissão, dando-Te a direção da nossa vida e capacidade. Quando a guerra estourar, Teu profeta se provará como o mais importante, e nós voltaremos vencedores. Tu és o vitorioso!