ongrace.com

> Mensagem de Hoje

21/12/2017 - ANTES DE JOÃO SER LANÇADO NA PRISÃO

  • Envie por Email
  • Imprimir
Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão. João 3.24

Ouça a mensagem

É provável que João sabia que seus dias sobre a Terra estavam terminando. Talvez ele soubesse até como glorificaria a Deus na morte, mas, ciente desse fato ou não, isso pouco lhe importava, pois ele simplesmente queria fazer a vontade de Quem fez a sua mãe estéril engravidar quando o esposo já era velho. João Batista veio abrir o caminho para a vinda do Salvador, por isso achava relevante a questão de Jesus crescer e ele diminuir. Que servo!

João foi preso porque declarou que considerava pecado o ato de Herodes ter-se casado com a mulher do próprio irmão. Isso fez Herodias, a cunhada que se tornara mulher desse rei, ter ódio mortal de João. Quando a filha dela dançou e agradou ao monarca, Herodias orientou a moça a pedir a cabeça de João em uma bandeja. A Bíblia narra a tristeza do rei ao ouvir o pedido da jovem (Mc 6.26), mas, como havia empenhado sua palavra, ordenou a execução.

Enquanto estava solto, o filho de Zacarias e Isabel pregava com empenho o arrependimento e batizava quem aceitava sua mensagem. A trajetória de João Batista foi linda aos olhares celestiais, mas pequena em anos, mas os passos dele foram dirigidos por Deus. A vida desse profeta fora consagrada ao Senhor, o qual havia curado sua mãe de esterilidade. Assim, João veio à luz. Desde então, muitos glorificaram o Altíssimo com o mesmo tipo de morte.

Ainda no cárcere, João Batista ouviu sobre os feitos de Jesus por toda a parte, e isso o fez mandar dois dos seus discípulos a perguntar ao Mestre se era Ele Aquele que havia de vir, ou se deveriam esperar outro. O Messias mandou-lhes contar a João o que tinham visto e ouvido: Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho (Lc 7.22). O profeta se deu por satisfeito com tal relatório!

A resposta do Mestre era tudo o que João queria ouvir, pois fora assim que o Pai lhe dissera que aceitasse a vinda do Cordeiro de Deus (Jo 1.29). Ao conhecer a resposta, João percebeu ter valido a pena viver no deserto abrindo o caminho para a vinda de Cristo. Isso serviu de consolo para os dias de sofrimento experimentados por ele. Então, prestes a deixar o mundo, ele se alegrou ao constatar que a obra fora feita como planejada.

A ministração de João estava ligada à revelação dada à humanidade até a vinda de Jesus. Depois que esse servo fora decapitado pelo verdugo de Herodes e partido para estar com Aquele a quem sempre servira com amor, o Filho de Deus assumiu a direção da obra de Deus, desprezando a elite religiosa de Israel, com seus mestres e sábios, e elegendo pessoas simples. O Salvador nos mostrou o seguinte: o Pai faz o que quer e quando quer, dando-nos o melhor.

João Batista foi um mestre exemplar para seus discípulos, mas Jesus o superou, pois, dentre muitas coisas, ao ensinar a oração-modelo, o Pai-nosso, Cristo resumiu pontos importantes que devemos ter em mente no momento da oração, a fim de sermos atendidos. O apóstolo Paulo declarou que Deus faz além da posição que a nossa fé nos leva a orar e determinar (Leia Efésios 3.20).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Fiel Mestre e Senhor! Não podemos deixar de Te agradecer pela oração-modelo, o Pai-nosso. Com ela, sabemos os pontos que temos de aprender para Te honrar e desfrutar da vida abundante.

João foi fiel a Ti até na hora de morrer. Mesmo no cárcere, quando o rei Herodes estava diante dele, Teu servo não mudava as palavras para evitar alguma represália do adúltero rei. Agora, ele está sendo consolado, e a mulher do rei se encontra em agonia. 

Somos gratos porque ele e tantos outros serviram a Ti sob as mais duras e piores situações. Agora, todos os que pagaram com a vida o preço para completar a Tua obra recebem o consolo eterno. Já quem Te negou experimenta o suplício sem fim. 

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Gostaria de saber se beber é considerado pecado.Sempre aprendi que é, porém algumas pessoas da minha igreja falam que não, dizendo que pecado é se embriagar.Gostaria de...

Minha opinião é a da Bíblia Sagrada: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça (Rm...

»VEJA MAIS