ongrace.com

> Mensagem de Hoje

27/12/2017 - ACERCA DA PURIFICAÇÃO

  • Envie por Email
  • Imprimir
Houve, então, uma questão entre os discípulos de João e um judeu, acerca da purificação. João 3.25


Questões doutrinárias surgem e servem de combustível para a confusão ou sedição na obra de Deus. Porém, podem servir também para o esclarecimento da fé. Nos dias de Jesus, havia pessoas consideradas peritas na doutrina. Os fariseus eram zelosos, mas não faziam o que falavam (Mt 23.23). Os saduceus não criam em espíritos e anjos, e os escribas, por copiarem os Textos Sagrados, sentiam-se autoridades nas Escrituras. Os intransigentes trabalham contra a obra!

Nos dias de Jesus na Terra, esses grupos de doutrinadores chegaram ao absurdo de questionar o Mestre em relação a vários pontos e até pegaram pedras para apedrejá-Lo (Jo 8.59). Tais homens não compreendiam que Jesus é a Verdade. Ele mesmo afirmou que quem nEle cresse jamais morreria (Jo 11.26). Ao ouvir isso, aqueles religiosos se iraram, achando que Jesus Se fazia maior do que o patriarca Abraão, o qual havia morrido. Ora, na verdade, Cristo é bem maior mesmo!

Paulo falou de grupos que não entendiam a nova doutrina pregada pelo Salvador, exigindo dos novos convertidos a observância do costume dos judeus, como a circuncisão. Em Antioquia, o apóstolo irritou-se com Pedro por ter agido de maneira repreensível e hipócrita, pois, antes que chegassem alguns irmãos vindos da parte de Tiago, Pedro comia com os gentios, mas, ao ver esses irmãos chegarem, retirou-se, temendo os da circuncisão (Gl 2.12).

Na carta aos gálatas, Paulo admoestou firmemente as pessoas que não entendiam que haviam nascido de novo, deixando a idolatria e os seus regulamentos. Por isso, elas não precisavam guardar as datas como anteriormente faziam. Porém, guardavam dias, meses, tempos e anos. Esse tipo de doutrina é comum entre os irmãos que ainda não compreendem completamente a mensagem do Evangelho e, por isso, voltam a servir a esses rudimentos fracos e pobres, os quais de nada adiantam (Gl 4.9).

A nossa liberdade é total em Cristo (Gl 5.1). É preciso, então, ensinar a todos a não se submeterem a ensinamentos que os tirem do Senhor e os reduzam a servos do inimigo. O apóstolo João foi mais firme ao escrever que quem prevarica – desobedece à Palavra – e não persevera na doutrina de Cristo não tem Deus em sua vida. Porém, quem permanece firme na doutrina de Jesus tem tanto o Pai como o Filho (2 Jo 1.9). Não se dê às regras religiosas, somente ao Altíssimo.

No livro de Apocalipse, Cristo instruiu João a escrever à igreja de Pérgamo, a que sofreu horrores nas mãos dos imperadores romanos, mencionando todas as coisas boas que esses cristãos faziam, apesar de viverem onde estava o trono de Satanás. No entanto, o Filho de Deus tinha algo contra eles, pois suportavam quem tinha a doutrina de Balaão, o profeta vendilhão, o qual ensinava ao rei dos moabitas a lançar tropeços diante dos israelitas (Ap 2.12-14). As heresias jamais podem ser toleradas!

Por fim, Judas escreveu sobre os homens que introduziram doutrinas estranhas no Evangelho, convertendo em dissolução a graça divina e negando o único Dominador e Senhor, Jesus Cristo. Ele lembrou o fato de o Altíssimo, após ter tirado os filhos de Israel do cativeiro egípcio, ter destruído os incrédulos e prendido os anjos que não guardaram a sua habitação (Jd 1.4-6).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor da santidade! Ajuda-nos a ensinar ao Teu povo que quem se dá às orientações estranhas ao Evangelho não faz uma coisa simples e tola, mas Te nega e pode ser condenado às prisões eternas, como ocorreu com os anjos que se rebelaram.

Se Jesus tivesse sido político, teria agradado aos judeus, e estes não O perseguiriam. Mas o que importa é agradar-Te, para não termos contaminação do reino do mal. Sejamos fiéis em guardar os Teus preceitos e realizar a Tua vontade!

A questão da purificação surgida entre os discípulos de João Batista e um judeu levou-os a perguntar o que fariam, já que Jesus estava batizando muitos além do Jordão. João se deu por satisfeito, pois havia declarado não ser o Cristo de Deus. Só Jesus tem a doutrina purificadora!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

É o segundo ano que estou lendo a Biblia NTLH. Quando estava lendo Marcos 3:21 parei a leitura porque lá diz que os parentes de Jesus foram \"buscá-lo\" e não...

Não sou especialista e não posso opinar sobre questões técnicas. Mas no texto, o restante é que interessa, pois se os parentes de Jesus foram-nO buscar era porque O...

»VEJA MAIS