Nesse versículo, o Senhor é mencionado como o nosso Pai, cujo prazer é ver Seus filhos agindo sabiamente. Estamos no melhor tempo na Terra, porque Jesus veio e nos libertou da escravidão de Satanás, levando-nos à liberdade (Cl 1.13). Agora, para ser verdadeiramente livre do sentimento de indignidade, a pessoa só precisa ouvir a Boa Notícia e aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador (At 3.19).
Ser sábio é recusar qualquer coisa vinda do inimigo, viver longe dos pecados da carne e dar exemplo digno aos demais irmãos em Cristo, a fim de que o mundo não conheça escândalos (1 Tm 1.12-16). O servo fiel e bom multiplica os seus talentos, perdoa a quem o ofende e leva à luz aquele que está nas trevas, como diz a Bíblia: Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? (Mt 24.45).
Como acabamos de ver, temos a obrigação de manter a nossa casa, sobre a qual o Senhor nos constituiu como sustentadores. Não basta ser bom pai de família, que supre as faltas do lar, vai à igreja assiduamente e leva os filhos à casa de Deus. Os verdadeiros servos sabem que devem preparar comida para quem está na sua residência. Devemos ser pacientes com os fracos na fé que vivem conosco.
O Altíssimo continua nos chamando para sair das garras do inimigo e fazer a vontade divina, a qual é superior à nossa. Isso não deixa nenhuma cicatriz em nossa alma. O falar do Senhor é doce, educado e perfeito. Ao agirmos como Ele, aprendemos a ser sábios: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21). Faça igual!
Quem é o filho louco? A loucura, no contexto de Provérbios, significa desprezar o conselho divino e viver conforme os perdidos ensinam (Ef 4.17-32). Quem é nossa mãe? A Igreja, onde aprendemos a agradar ao Pai. Agora, caso enveredemos por caminhos tortuosos e não nos voltemos a Cristo, seremos considerados insensatos, pois, sem Jesus, nada de bom será feito. É triste, mas há quem opte por estar longe do Senhor!
Ninguém comete maior desatino do que quem nega a existência de Deus e declara que tudo estava por aqui desde a criação. No entanto, quem criou todas as coisas de modo tão perfeito? Certamente, foi o Altíssimo! Ele ordenou que assim fosse, e Jesus, a Palavra de Deus, entrou em ação: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.3). A igreja fica triste quando um filho se desvia. Ore!
Viemos ao mundo com um propósito bem definido do Onisciente (2 Tm 1.9). Somos o que de melhor poderia ser feito para viver nesses dias de tribulações. Portanto, precisamos alegrar o Pai celestial e não entristecer a Igreja por agirmos como desajuizados. Os sábios ainda vão ao menino que nasceu em Belém de Judá para pagar o preço da nossa redenção. Ame-O!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da nossa sabedoria! Somos gratos a Ti, porque usaste Salomão para escrever os provérbios. A Tua Palavra nos ilumina e nos livra das ruindades da vida e, principalmente, da perigosa e maldosa ação do diabo. Cremos na Tua Palavra e Te amamos!
Queremos ser filhos sábios, alegrando-Te com a nossa vida, que se originou em Ti. A Tua presciência planejou a nossa existência detalhadamente, e os Teus estatutos nos conservam sãos e livres para Te obedecermos!
Não queremos ser a tristeza da nossa mãe, a Igreja. Para nós, nada melhor do que estar na Tua vontade real. Que as nossas decisões sejam sempre firmes sobre tudo o que vem de Ti. Perdoa-nos e concede-nos a Tua unção e sabedoria!