O desamparo de um filho na fé e o desvio dele machucam o coração de qualquer pai. Deus prometeu a Moisés ser inimigo dos seus inimigos, adversário dos seus adversários e ingrato para com os que lhe fossem ingratos (Êx 23.22). Além disso, o Senhor também seria amigo dos amigos do profeta, fiel a quem lhe fosse fiel e recompensador a quem lhe fizesse algo de bom.
Virá um tempo em que muitos cristãos se desviarão e rejeitarão a sã doutrina. O espírito do mundo, infelizmente, corromperá muitos. Há indícios por todos os lados de que já estamos vivendo esses tempos sombrios. Muitos têm aceitado como mestres pessoas que aprovam o que é condenado pelo Senhor. Esses falsos mestres surgem com ideias mirabolantes, sem qualquer respaldo bíblico, espelhando apenas o desejo de um coração imundo.
Para não cair em tentação, é preciso ser sóbrio em tudo, sem se deixar influenciar pelas palavras das pessoas, pelas lágrimas que elas derramam ou pela sensualidade delas. A Bíblia nos diz: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo (2 Tm 2.3). Se você tem passado por essas situações, uma coisa posso lhe garantir: seja um evangelista e anuncie as Boas-Novas, cumprindo o ministério que o Senhor lhe deu, e as angústias serão coisas do passado (2 Tm 4.5).
Morremos com Cristo quando entregamos a nossa vida a Ele (Rm 6.8). A partir de então, nosso objetivo é combater o bom combate até que a nossa carreira se complete, sempre guardando a fé (2 Tm 4.7). Quem permanecer fiel receberá uma recompensa – a coroa da justiça – do Senhor no Dia do Juízo (v. 8). Assim, continue determinado em servir a Deus com excelência, sem deixar a fé esmorecer.
Do mesmo modo que Demas abandonou o caminho do Senhor, outros também o fizeram. Aquelas pessoas não deram ouvidos à voz do Espírito Santo, causando um enorme prejuízo ao apóstolo e a si mesmas. O que dirão ao justo Juiz quando Ele vier? Haverá desculpas por terem-se dado ao pecado, à ganância e feito o que seu coração pediu? Cuidado! O destino daqueles que agirem assim será a condenação, e eles serão lançados no lago de fogo no grande Dia! Você deseja isso para si e as pessoas que estima?
Alguns seguiram o mau exemplo de Demas, desamparando o apóstolo ou até mesmo se afastando das veredas divinas. Mas Paulo não ficou sozinho, o Senhor é fiel! Enviou Lucas, que abdicou da sua vida e carreira, para acompanhar o apóstolo. Seja esse tipo de pessoa que deixa qualquer coisa por amor do Evangelho. Sem dúvida, você será recompensado cem vezes mais, além de receber a vida eterna (Mt 19.29).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor fiel, que nunca nos abandona! Somos gratos por Tua fidelidade e Tua Palavra que jamais muda. Tudo o que prometes hás de cumprir, por isso nada temeremos. As Tuas promessas de bênçãos são maravilhosas e nunca nos deixam desprotegidos!
Abre os olhos, Pai, daqueles que estão cambaleantes e ainda se influenciam pela voz maligna e ardilosa do diabo. Que eles consigam perceber as artimanhas do mal que tentam enredá-los, levando-os a ter uma vida mundana.
Meu pedido hoje é que o desejo de fazer a Tua perfeita vontade transborde em nosso coração. Que sintamos a alegria de estarmos na Tua presença, vivendo em comunhão Contigo e espalhando as Boas-Novas aos quatro cantos do mundo. Amém!