Após o povo dar ouvidos a Ageu e se acertar com o Senhor, Deus começou a operar em três frentes, para Sua obra não sofrer descontinuidade. Por ser perfeito – saber tudo –, o Pai age de modo que ninguém consegue imitá-Lo. Nesse caso, Ele levantou o espírito dos que estavam em posição de liderança – Zorobabel, na parte administrativa, e Josué, no sacerdócio. Deixe-O dizer o que você precisa compreender para servir-Lhe.
As pessoas tocadas pelo Altíssimo para liderar o Seu trabalho na Terra precisam estar atentas à ordem dEle e ao modo como devem proceder. Na verdade, o Todo-Poderoso toma conta dos detalhes, como fez com Moisés, enquanto este estava com Ele no monte, onde mostrou a maquete do tabernáculo: Atenta, pois, que o faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte (Êx 25.40). Ele cobrará o que ordenou!
Líderes desatentos às direções divinas serão deixados de lado. Triste fim será o do servo que desvia o olhar do Senhor, pois ele luta em favor do inimigo, o qual faz tudo para a obra de Deus parar. Se você não puder ajudar, é melhor não atrapalhar. No entanto, quando Ele opera, ninguém pode impedi-Lo. Creia e faça como lhe é dito; do contrário, além de o trabalho ser desprezado, haverá condenação!
Na primeira frente, o Senhor levantou o espírito de Zorobabel, que guiava a nação na volta do exílio. Esse levantar significa que a pessoa se torna positiva, inspirada e amorosa. Esses requisitos são indispensáveis para alguém integrar o ministério. Não sendo positivo, você será enganado pelo maligno; sem inspiração, não saberá o que fazer na maioria das vezes e, sem amor, o povo nunca o receberá bem. Vigie!
Na segunda, o Senhor ergueu o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote. Qualquer autoridade só conseguirá levar o povo a tomar as decisões certas se for intrépido. Quem não tem medo jamais se importará em saber primeiro como é o lugar para onde está sendo enviado. Um homem de Deus viverá até no meio de bandidos e os converterá ao santo Evangelho. O jovem Davi, por exemplo, tinha ousadia!
Ministros do Evangelho que apresentam essas três características cativam os perdidos a ponto de irem aos cultos, levando seus amigos para serem abençoados. Assim, quem ouvir a Palavra também terá espírito decidido e disposto a enfrentar e vencer os demônios e o chefe deles. Essa é a terceira frente levantada por Deus. Tal é o pastor, tais são as ovelhas. O servo do Senhor tira água da Rocha, traz pão dos Céus, silencia tempestades e demais obras que surgem para tirar os cristãos da casa do Pai.
Quando todos se tornam unânimes na decisão de realizar a obra, as coisas logo começam a ficar melhores na igreja, na família e em toda a nação. Agora, se alguém se deixa levar pelas tentações, o espírito de separação se faz presente na congregação e os membros somem dos cultos. Ore!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, a nossa Solução! Ao vermos os resultados da Tua obra, reconhecemos que a Tua presciência esteve envolvida naqueles que foram chamados a contribuir para que a Tua vontade fosse feita. Também não fomos salvos por acaso. Tu és bom!
Graças a Tua ação, os israelitas ouviram o Teu recado por intermédio de Ageu. Tua disposição em restaurar a Tua casa é louvável. Como o povo Te procuraria, se ela não estivesse aberta e restaurada? Nós Te agradecemos por cuidar dos detalhes. Somos a Tua casa!
Queremos o Teu agir na obra hoje. Assim, quem chegar a Ti terá o melhor e o mais completo testemunho do Teu amor. Que haja em todo lugar um novo Ageu, para que os recém-nascidos sejam como Zorobabel, Josué e o restante do Teu povo. Tua é a glória!