O aviso do Senhor nesse versículo está claro, por isso temos de prestar atenção à fonte dos nossos recursos. Assim, não cairemos na pobreza nem seremos afrontados. Quem seguir as direções de Deus habitará seguro em todo o tempo. Hoje, as pessoas são atraídas por coisas consideradas lindas e importantes, e contemplam tal beleza. Mas, em alguns anos, elas testemunharão essa magnitude desaparecer. A fé em Cristo, porém, é eterna!
Quem serve a Deus de acordo com a Sua Palavra obtém o sucesso duradouro. A História registra o nascimento de religiões e seitas influentes no mundo, mas que, com o tempo, perderam força ou desapareceram. Já o Evangelho a Boa Notícia trazida por Jesus –, cuja doutrina tem o Salvador como Centro, continuará na Terra até a Sua volta e, no Céu, para sempre.
Embora não seja bíblico, este ditado tem se mostrado verdadeiro: “Pai rico, filho nobre, neto pobre”. Em conversa com indivíduos bem-sucedidos, percebemos a dificuldade de fazer sucessores. Ter herdeiros é fácil, mas alguém para continuar a obra com o mesmo empenho, não. Nada dura para sempre no mundo. Então, temos de nos se reciclar, estudar, porque a vida não perdoa a quem não vigia.
Eis outro fato observado em vários lugares: quem tem dinheiro tem amigos, mas, se os recursos financeiros acabam, também se findam os amigos. O homem é mau, e até os salvos, quando não vigiam, podem cair em pecado, mesmo tendo nascido de novo. Pela iniquidade, a velha natureza já sepultada voltará, e o salvo será novamente um perdido (Mc 14.38; Ef 4.20-24). O velho homem retornará sete vezes pior (Mt 12.45).
É triste saber da queda de um cristão que não resistiu à tentação. Aquele que esconder sua transgressão e, mesmo diante de provas, negá-la ficará nas mãos do diabo. Nada é pior do que mentir, tentando se sentir bem com a prática errada. No entanto, ao se arrepender e confessar, a pessoa será renovada, e o Pai estará pronto para perdoá-la e limpá-la de toda imundícia. Dê atenção a quem cai, mas, principalmente, a quem confessa seu erro.
A família de um servo de Deus é capaz de estender a salvação a todos os descendentes, ainda que o mundo dure cinco milênios, ou mais. A promessa feita por intermédio de Paulo, em Filipos, continua até hoje: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At 16.31). O salvo vê o manto da graça sobre seus familiares, mas, se não for fiel, será enviado para as trevas!
É bom encontrar pessoas cujos avós, bisavós, trisavós etc. receberam Cristo como Salvador e a descendência permaneceu firme na graça divina. O apóstolo Paulo falou a Timóteo a respeito da fé que habitava nele, pois, antes, habitou na sua mãe e na avó (2 Tm 1.5). A melhor herança a ser deixada é a salvação em Jesus.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus do sucesso eterno! Obrigado por dares a salvação a quem crê e estendê-la a toda a família. Dessa maneira, deixaremos a maior riqueza aos nossos descendentes. Tu és bom em planejar, executar e cumprir Tua Palavra. Louvamos a Ti!
Quando andávamos nas sendas da morte, Tu nos escolheste para sermos servos da Tua graça, dando-nos a plena salvação em Cristo. Nosso desejo é gerar outros para Ti. Por isso, nós nos regozijamos e Te somos agradecidos!
Seremos fiéis a Ti, cientes de que as riquezas não duram para sempre. Que tenhamos sucessores, e não somente herdeiros. Que a Tua recompensa dure de geração em geração, pois Te servimos com amor. Amém!