O Senhor nunca deixou o homem confuso sobre a quem seguir, pois, além de dar o testemunho da Sua pessoa na pregação da Palavra, mostra provas irrefutáveis capazes de dar à humanidade a certeza de que aquilo aconteceu por obra dEle. Desse modo, quem recebe as bênçãos divinas se torna testemunha viva do Seu amor e da Sua existência. Há maravilhas que todo aquele que as presencia, ou toma conhecimento delas, não consegue negar a autoria do Senhor.
Moisés foi usado pelo Altíssimo para tirar os israelitas do Egito, porém os advertiu de que Deus via que o coração deles temia aqueles povos, e isso era um grande erro. Ora, se você teme o inimigo, ele sabe só de ver a sua reação às ameaças dele a pouca força da sua voz e a confissão negativa. A Palavra diz: Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão (Pv 28.1 – ARA).
Intrepidez significa ausência de medo. Isso deve ser o normal na vida de quem se diz salvo por Jesus; portanto, um justo. Os israelitas viram os sinais do Senhor na terra de Cão, o Egito, quando o maior império do mundo se curvou ante a vontade de Deus. Os olhos deles viram as grandes provas. Sem qualquer arma, a não ser o poder divino, Moisés foi até o temível Faraó e falou tudo o que o Altíssimo lhe mandara dizer.
Os israelitas não podiam alegar falta de condições para assumir o controle de Canaã, se o Senhor lhes ordenara. Nem deveriam falar que aquelas nações eram poderosas, tinham exércitos bem treinados e perigosos, e suas cidades eram cercadas por grossas e altas muralhas que impediriam qualquer ataque contra elas. Ora, somente o que Deus diz deve ser levado em conta. Ele é Varão de Guerra e Senhor que cumpre Suas promessas.
Os hebreus sabiam que foram tirados do Egito pela mão forte do Senhor, e não porque fizeram guerra contra os egípcios e os venceram. Na verdade, jamais sairiam de lá, se não fosse pela misericórdia e operação de Deus. Com o braço dEle estendido e a Sua sabedoria operando, os mais de três milhões de escravos saíram de cabeça erguida e, assim, chegaram à liberdade. O Senhor é forte e poderoso!
Eles deveriam se lembrar sempre disso, pois essa lembrança faria com que tivessem forças para derrotar qualquer outro obstáculo à sua felicidade. Da mesma forma, os cristãos e demais sofredores devem olhar para o Senhor e lembrar-se de que não há nem haverá quem possa subjugá-los; afinal, operando Deus, quem O impedirá? (Is 43.13). Agora, entre em oração, diga ao Pai que está arrependido dos seus erros e vá até o fim.
Assim como o Senhor fez com os egípcios, também fará com aqueles que você teme. Eles podem se mostrar fortes, mas só é forte quem serve a Deus. Então, faça do Altíssimo a sua Segurança. Clame, confessando seus pecados, e peça perdão. A seguir, parta para a vitória!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus e Mestre! Não há como fechar os olhos para as provas que nos fazem tremer, pois Tu nos ajudarás a vencer. Não foram somente os israelitas que foram tirados do cativeiro, mas também quem hoje se converte a Cristo. O reino do mal perdeu a luta!
Temos visto sinais, prodígios e maravilhas acontecerem perante os nossos olhos. A Tua mão forte nos tem socorrido em momentos de crise, por isso Te agradecemos pelas palavras que nos encorajam a prosseguir firmes nos combates.
O que sucedeu no Egito acontecerá com quem se levantar contra nós, porque Tu és o Deus que nos liberta completamente. Contigo, nunca seremos derrotados, nem um dos nossos será oprimido. A Tua Igreja é forte e poderosa em Cristo Jesus. Amém!