O alvo era a vitória final de Israel sobre os habitantes da Palestina, cuja terra fora dada ao povo do Senhor. A nossa meta deve ser aprender os nossos direitos em Cristo e tomar posse de tudo o que nos foi dado no Filho de Deus (Ef 1.3,4). A salvação é a nossa reinserção no Ser que nos criou à Sua imagem e semelhança. Assim, podemos viver com Ele e fazer a Sua vontade. Recuse os falsos discursos e torne-se membro do Seu Corpo.
Os israelitas foram orientados a passar o Jordão armados, a fim de ajudar seus irmãos a assumirem aquele território. O Evangelho é a verdadeira Terra Prometida, onde nada nos falta (Sl 23.1). Feche os ouvidos para as doutrinas vindas do homem, porque não prestam para nada, pois elas visam à glória humana. Temos de seguir a direção da Palavra: Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso (1 Co 3.21).
Os filhos de Jacó deveriam agir com toda a força, até porque fariam isso diante do Senhor. Da mesma forma, precisamos tomar posse das bênçãos com todo o coração: E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus e que não há outro além dele; e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios (Mc 12.32,33).
Israel não poderia descansar até a conquista da vitória final; assim, assumiria a promessa divina. Procedamos assim dia e noite, advertindo os irmãos do que lhes compete fazer: Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome, para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar (2 Cr 6.20). Deus quer nos ouvir a toda hora. Aleluia!
Os israelitas simbolizam os membros da Igreja – o Corpo de Cristo. Enquanto a obra estiver inacabada, os cristãos devem lutar continuamente, a fim de se apossar de todas as promessas feitas pelo Senhor: Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos e não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará (Is 35.4). Ele veio com a vingança prometida, fez a obra e nos deu poder sobre o reino do maligno (Lc 10.19).
Quem tem medo no coração não pode estar junto aos que têm fé para agir conforme o propósito do Altíssimo: E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos se não derreta como o seu coração (Dt 20.8). Os guerreiros de Deus não podem deixar o medo ou outra coisa má entrar em seu coração.
Quando toda a Terra tiver recebido o testemunho de Jesus, após ouvir a Boa Notícia, os salvos poderão descansar, porque o propósito divino terá sido cumprido. Não aceite ser levado por alguma ordem “complementar” do Céu, pois isso não existe. Siga a instrução: Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias (Dn 12.13). Creia e ore!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus conosco até o fim! Tu sempre vais adiante do Teu povo, levando-o à terra que lhe deste para nela morar. Só não participará dessa bênção aquele que não crê ou despreza as Tuas boas palavras. Quem não se esforçar ou esboçar medo ficará de fora!
Temos de passar armados diante de Ti, para não sermos facilmente enganados pelo rei da maldade, que procura nos desviar da nossa missão. Portanto, nunca aceitaremos ir além do que tens ordenado. Será lindo quando chegarmos ao fim da luta!
Cada um por si e Deus por todos, assim é a caminhada da fé hoje. Naquele tempo, isso também se dizia em outras palavras, mas muitos desanimavam da jornada ainda no início. Não importa quanto nos falta ou qual inimigo enfrentaremos. Tu és fiel!