Já prestes a entrar em Canaã, Moisés se dirigiu aos hebreus e orientou-os a dar atenção aos mandamentos do Senhor e cumpri-los. Aquela lição preciosa serve para nós hoje. Afinal, somos o povo de Deus nesta geração e devemos aprender com aquilo que foi revelado a Israel, para sempre obedecermos às ordens do Senhor. Os filhos de Jacó eram semelhantes a nós.
É preciso ensinar ao povo que se dirige às igrejas em busca das bênçãos que o melhor a ser feito é entender a vontade do Altíssimo e seguir Seus preceitos (Jo 14.21). Assim, provamos que O respeitamos, e Ele, por Seu turno, realiza as Suas promessas em nossa vida. As pessoas que participam dos cultos têm fome de Deus. Então, jamais podemos desviar a atenção delas para os benefícios operados por Deus, e sim levá-las a conhecê-Lo como Senhor!
A vida dos fiéis cumpridores da vontade do Pai será abençoada, e eles desfrutarão das bondades decorrentes da união com Ele, se aprenderem a Lhe servir com alegria e respeito. O nosso Deus é único, o Criador de tudo. Como é maravilhoso conhecê-Lo! Ele é a Verdade, sobre a qual Jesus afirmou: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32).
Quando Moisés recebeu de Deus a revelação de como seria o tabernáculo que ele deveria levantar no deserto, foi-lhe dito: Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte (Êx 26.30). É preciso olhar, com toda a atenção, para o que nos é apontado nas Escrituras, pois o que sentimos é como a maquete daquilo que construiremos para o Senhor na presença dEle. A obra precisa ser executada conforme Ele ordenou.
Examine a vida dos israelitas registrada na Bíblia e verá que, depois de serem abençoados, eles voltavam para o pecado. Logo em seguida, surgiam os inimigos para tirar deles seus bens e recursos, tornando-os, muitas vezes, tributários dos povos que os oprimia com rigor e maldade. O que lhes acontecia simboliza aquilo que nos sucede hoje. É preciso olhar para o exemplo mostrado por Deus e segui-lo.
Não podemos declinar nem para a direita nem para a esquerda; porém, infelizmente, isso é visto em nossas ações. Jamais permita que alguém dirija a sua vida. Muitas vezes, uma pessoa fala coisas para ter você nas mãos dela. Temos de olhar somente para Cristo, segundo orienta a Palavra de Deus: Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus (Hb 12.2).
O Senhor sabe que O deixamos facilmente, caso deixemos de lado o modelo determinado por Ele. Por isso, a todo instante, precisamos meditar no que nos chama a atenção na Escritura Sagrada. Esse é o segredo daqueles que vencem pela fé e usam o poder do Altíssimo para oferecer ao homem a bênção de que ele necessita. Olhe para a Palavra e siga as instruções contidas nela!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus do Modelo! Construindo o que Tu desejas com o Teu auxílio, seremos bem-sucedidos. Se olharmos para aquilo que nos revelas e Te obedecermos, demonstraremos o nosso amor por Ti e Te daremos o devido louvor.
Temos de confessar que precisamos da Tua ajuda até para olhar para o que nos mostras. Caso contrário, não repararemos nos detalhes nem na ciência de como fazer a obra. Por isso, assessora-nos em tudo!
Não podemos nos inclinar para o que as pessoas negativas dizem nem para o que as positivas falam. As Tuas ordens devem ser cumpridas à risca. Precisamos seguir o Teu ensino nos mínimos detalhes. Clamamos pelo Teu socorro!