ongrace.com

> Mensagem de Hoje

26/06/2023 - BOAS OBRAS O AJUDARAM

  • Envie por Email
  • Imprimir
Boas coisas, contudo, se acharam em ti, porque tiraste os bosques da terra e preparaste o coração, para buscar a Deus.  2 Crônicas 19.3

Ouça a mensagem

Não entendemos o quanto nos ajudará, em tempos de necessidade, o bem que praticarmos. Como fizemos dos decretos de Deus os nossos atos de justiça, Ele jamais Se esquecerá de que ouvimos e seguimos a Sua Palavra. O Senhor não nos acompanha com um caderninho anotando nossos erros, mas, em contrapartida, registra as nossas ações em prol do Evangelho (Mt 10.42). Seremos bem recompensados! 

Josafá assumiu o comando de Judá, tornando-se rei em lugar de Asa, seu pai. Asa foi um bom soberano, mas, no final da vida, por não ter buscado a Deus, e sim os médicos, morreu em razão de uma doença que tomou conta de seus pés (2 Cr 16.12). Asa desejou pôr seu povo em ordem, mas falhou em honrar o pacto que fez. Ele não verificou como andava na presença divina (2 Cr 15.8-15).  

Como conhecia o modo de o pai agir, Josafá foi prudente e seguiu seu modelo quanto às boas ações. Asa havia entrado em juramento com o povo, dizendo que quem não buscasse o Senhor morreria. As Escrituras não prescreviam isso, mas, em seu desespero para permanecer na presença de Deus, o rei fez essa conjuração e provou do remédio amargo que trouxera para o reino. Somos proibidos de acrescentar ou subtrair algo da Palavra (Ap 22.18,19).

Asa reinou 41 anos em Judá. A respeito dele, a Bíblia relata: Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR, seu Deus (2 Cr 14.2). Asa fez uma revolução espiritual na nação (leia do versículo 3 ao 8), e todo o país prosperou. Josafá procedeu de igual modo, fortificando o país para enfrentar o Reino do Norte. No terceiro ano do seu governo, Josafá enviou mestres pelas cidades de Judá para avivar a fé dos seus súditos (2 Cr 17.7-9).

Josafá sabia que Samaria fazia acordos com os tradicionais adversários do povo de Deus para destruir Judá. Ao ver que aquele reino prosperava, ele desconsiderou o trabalho que Samaria dera a Asa e se aproximou dessa nação. De início, o filho de Asa, provavelmente, só queria evitar a guerra, mas, com o passar dos dias, uma amizade surgiu, e ele se aparentou com os perversos reis do Norte.

Unir-se a Acabe e Jezabel trouxe muitas dores para todos e também desagradou a Deus. Precisamos ter cuidado para não agirmos dessa maneira. Ao estabelecer parentesco com essa família, Josafá quase comprometeu o nascimento de Cristo, que ocorreria muitos anos depois. Na genealogia de Jesus, as Escrituras pulam de Jeorão, ou Jorão, para Uzias, evitando citar nomes, como o de Atalia (Mt 1.7,8).

As boas ações achadas em Josafá o fizeram ser ouvido e poupado pelo Altíssimo. Assim também acontecerá com todos aqueles que fizerem o bem, apesar de um passado ruim. As práticas benéficas serão mantidas pelo Pai celestial. Tire os bosques da sua terra, seus pensamentos errados e premeditados, preparando o seu coração para buscar o Senhor!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus, nosso Refúgio! Queremos e precisamos fazer boas coisas, como o mordomo prudente, citado por Jesus. Quando as riquezas nos faltarem, esses amigos nos receberão no Teu Reino. Só queremos fazer o que Te agrada!

Que as nossas boas práticas venham primeiro de Ti; depois, a nossa fé e o nosso amor nos prepararão para as obras maiores, mencionadas por Cristo. Apesar do grave erro e outras situações que ocorreram com Josafá, ele foi aceito por Ti. Ajuda-nos!

Em nossa ficha, só podem ser achadas atitudes agradáveis a Ti, as quais farão as pessoas Te louvar e ter a fé avivada. Tu tiraste do nosso coração os bosques da terra, para colocar a Tua Palavra, onde o diabo insiste em ficar. Queremos estar na Tua presença!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Mss. RR Soares lhe admiro muito como homem de Deus, que Ele continue lhe usando cada vez mais. Mss. estou num conflito muito grande. Acontece que estou em processo de...

A evangelização é um dever de todo cristão (Mc 16.15ss). A mulher samaritana (Jo 4) não esperou ser liberta e batizada nas águas e no Espírito Santo para falar de Jesus...

»VEJA MAIS