No versículo a ser estudado, veremos que a boa terra significa ter o coração honesto e bom, perseverando até o fim. Precisamos disso, porque, assim, teremos o que Deus prometeu, e o amor dEle será o árbitro em nossa vida (Cl 3.15 – ARA). De verdade, a Bíblia tem o necessário para sermos conduzidos em triunfo: E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento (2 Co 2.14).
A semente foi lançada para o alto, em favor do vento, sem precisão científica. Desse modo, o Senhor daria a direção certa, apontando para onde ela deveria cair. Ele é perfeito no que faz, mas nós não. Devemos semear a todo momento, pois o bom resultado não virá da nossa perícia: Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas (Ec 11.6).
Não há como escolher a boa terra, mas podemos contar com as mãos de Deus operando nesse processo. Assim, a mensagem chegará aos perdidos e necessitados. Ser usado para ministrar a Palavra deve ser a nossa preocupação e o motivo das nossas orações. Depois de lançarmos a semente, temos de ser sensíveis às ações do Senhor. Ora, nenhum fazendeiro planta pelo fato de somente gostar de fazê-lo, e sim para ter o retorno satisfatório.
A semente mencionada por Jesus caiu em boa terra. Por que não aconteceu o mesmo com as demais? Por que nem todas produziram o que deveriam, e três quartos delas se perderam? Por que nem sempre a boa terra consegue dar 100% de retorno? As respostas são óbvias, claras; porém, infelizmente, nem sempre aprendemos com as lições do Mestre. Que o Senhor nos ajude a entender a maneira correta de agir para atingirmos o propósito!
Segundo Jesus, houve dois fatores a serem explorados e entendidos, para conseguirmos o sucesso: coração honesto e bom. Não foi à toa que Ele nos deu as Suas lições! Cristo fez isso para orarmos sobre como agir e alcançarmos nossos objetivos. Receberemos a recompensa do nosso trabalho, quando todos os requisitos para a nossa participação forem entendidos e empregados. Deus nos dá a vitória!
O coração honesto confessa seus erros, arrepende-se deles e faz a vontade de Deus com mais acerto. Mesmo sendo honesto, ainda há muito a melhorar; afinal, somos seres humanos e, por isso, cheio de imperfeições. De uma coisa podemos estar certos: o Senhor não falaria algo que não pudesse ser compreendido e usado. Devemos seguir o exemplo deixado por Jesus, buscando entender a Palavra, ao meditar no que foi escrito como a Sua ajuda para nós.
O coração bom se curva ante o Todo-Poderoso e amoroso Deus. Assim, ele se tornará a boa terra, capaz de dar uma produção perfeitíssima: dez mil por cento de retorno. Jesus também falou sobre perseverança. Ora, sem essa virtude, não há como a boa terra produzir o melhor. Perseverar na luta para vencer as tentações nos dará o resultado esperado!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, nosso Ajudador! Somos gratos por nos ajudares a chegar ao fim que desejas ver em todo o trabalho realizado em prol do Teu Reino. Abre-nos o entendimento para Te dar o verdadeiro louvor: a boa produção que a Tua semente tem capacidade de produzir!
Precisamos ter um coração honesto e bom, para que o Teu poder coroe a nossa participação, e a colheita programada por Ti aconteça. Oramos para que, da nossa parte, a semente nunca se perca, mas seja dirigida pelo Teu vento e caia em terreno propício.
Precisamos ser perseverantes, conforme Tu orientas. Sabemos que, na maioria das vezes, somos inconstantes, e, por isso, nem sempre a resposta aos nossos pedidos vem, porque não sabemos pedir nem receber. Portanto, ensina-nos a seguir a Tua direção!