O nosso Salvador é completo em tudo, pois, tendo pagado o preço da nossa salvação, não nos deixa vulneráveis à nossa própria sorte. Ele Se declara como nosso bom Pastor, para que o nosso coração jamais hesite nem seja preenchido com as mentiras do diabo, o qual sempre procura uma brecha para nos causar dano. Certamente, o Senhor suprirá as nossas necessidades, assim como os pastores de ovelhas fazem com o seu rebanho (Sl 23.1).
O Pai celeste quer o melhor para cada um dos Seus filhos, as Suas ovelhas. Então, ciente disso, nunca deixe o adversário encher a sua mente com preocupações, dizendo que nada é certo na fé, ou semeando outras dúvidas. Na verdade, ainda não desfrutamos do melhor do eterno Deus, mas, quanto mais aprendermos, melhor viveremos. Entenda: temos o dever de experimentar as promessas bíblicas. Assim, o Pai será glorificado em Cristo Jesus!
O Altíssimo mostrou Sua habilidade em conduzir o povo, quando o levou a caminhar pelo deserto durante 40 anos. Naquele lugar, não se plantava nem colhia, mas, pela Sua fidelidade e Seu amor, dia após dia, Deus enviava o maná que os alimentava perfeitamente, não somente matando a fome deles, mas também proporcionando os nutrientes para mais de três milhões de pessoas (Êx 16.35; Dt 2.7). Em toda a jornada, não houve qualquer epidemia que matasse milhares deles. Creia!
Além desses cuidados, nem de água o povo hebreu tinha necessidade, a não ser quando pecavam. Então, desesperados pediam pelo precioso líquido. Moisés conseguia milagrosamente saciar a sede deles, e o problema era resolvido. O maná era de dois tipos, com a mesma essência. De domingo a quinta-feira, essa provisão era dada para ser consumida no mesmo dia. Desse modo, quem o colhesse para dois dias notava que o alimento estragava; somente o de sexta-feira podia ser colhido para ser comido naquele dia e no sábado.
Os israelitas passaram 40 anos perambulando no deserto, porque não creram na Palavra do Senhor, quando Ele lhes ordenou que subissem as montanhas dos amorreus e as tomassem. Em vez de obedecerem a Deus, pediram que espias fossem enviados, a fim de confirmar se a terra era como o Altíssimo falara. Isso é grave! E como não seria, se Ele prometera dar a eles o melhor terreno daquelas áreas que manava leite e mel? (Dt 1.19-22).
Jesus conhece todas as Suas ovelhas; logo, os nossos pensamentos e as nossas intenções do coração estão claros para Ele. O Mestre nos conheceu antes mesmo de sermos gerados no ventre da nossa mãe (Sl 139.13). Nada está oculto ao Senhor, até os nossos anseios estão diante dEle. Veja o quanto vacilamos ao cobiçarmos coisas erradas, ou nutrimos a mente com maus desejos.
O Senhor também é conhecido por Suas ovelhas. Isso é verdade desde o momento em que ouvimos o Evangelho. Afinal, Jesus é a Palavra de Deus revelada a nós. Agora, aprendendo tudo o que a Bíblia diz sobre Ele, o nosso conhecimento aumenta muito. Por isso, leia diariamente as Santas Escrituras e medite nelas. Ele é o nosso Redentor!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, perfeito Salvador! Nós Te admiramos, ainda que as revelações da Bíblia sobre Ti não seja totalmente conhecidas. Ajuda-nos a aprender de Ti, no dia a dia, e mostra-nos a Tua real vontade. Servir a Ti é o melhor que podemos fazer!
És o nosso bom Pastor, mas, muitas vezes, não esperamos pelo Teu sim e tomamos decisões ruins. Que os Teus ensinamentos sejam senhores das nossas decisões! O que a Bíblia diz retrata quem Tu és. Obrigado!
Gastemos mais tempo na Tua presença e na leitura da Tua Palavra, para recebermos aquilo de que necessitamos. Só precisamos dos bens que nos iluminarão e nos darão o poder de exercer os nossos direitos em Ti. Queremos Te conhecer melhor!