O amor de Deus pela humanidade é grande e se revela em fatos diariamente, como ocorreu com os filisteus após tomarem a arca do Senhor e tê-la colocado no templo de Dagom, o deus falso adorado por eles. Aquela foi a oportunidade dada pelo Senhor ao povo para que enxergasse a verdade que os libertaria para sempre. No entanto, a cegueira das pessoas era tanta que não se davam conta de que idolatravam o demônio.
A festa entre os filisteus pela vitória em Israel deve ter sido grande, ainda mais depois da morte de dois sacerdotes famosos. Estes eram filhos de Eli, o homem mais respeitado naqueles tempos. Hofni e Fineias se tornaram maus, envergonhando o pai, que nada fazia a não ser adverti-los. Por desonrar a santidade que se faz necessária diante do Senhor, Eli os deixou irem à guerra, mesmo sabendo que o Onipotente não seria com eles. Os filhos foram mortos, e o pai também faleceu ao receber a notícia (1 Sm 4.1-18).
Ao despertarem, alguns cidadãos de Asdode estavam curiosos para saber o que Dagom havia feito com o caixote tão respeitado por Israel. Afinal, eles haviam sido ensinados que o ser que adoravam como protetor os vingaria de tudo o que os israelitas fizeram nos conflitos do passado. No entanto, chegando ao templo, ficaram atônitos e desesperados, pois a arca do Testemunho havia vencido Dagom!
Nenhum filisteu aceitava o que via. Aquela cena parecia obra de algum judeu que, em secreto, colocou a imagem do deus deles caída com o rosto em terra. Não era possível que aquele que os impelia a ir à batalha agora estava no chão como um derrotado. Quem diria que isso aconteceria dentro do templo de Asdode! O Senhor tem a Sua maneira de mostrar a Verdade.
O território dos filisteus era dividido em cinco partes principais: Asdode, Asquelom, Ecrom, Gate e Gaza. Cada uma tinha seu príncipe regente, e, unidas, formavam o império filisteu. Ao irem à guerra, os príncipes se juntavam e conseguiam continuar como país soberano. Porém, quando viram o ocorrido com a imagem do “grande” Dagom, devem ter ficado sem palavras. Assim, ficarão no Dia do Juízo aqueles que colocarem sua fé em outros deuses. Vigie!
Naqueles dias, a presença divina estava na arca do Testemunho, também chamada de arca da Aliança. Hoje, o Senhor Se revela na Sua Palavra. O que se entende da Bíblia é como um retrato de Deus. Ao crer no que lhe foi revelado, você coloca o poder divino em ação. Portanto, ao ler a Palavra ou ouvir a pregação da fé, medite no que está sendo transmitido, pois, sem dúvida, a fé entrará em seu coração para abençoá-lo!
Os filisteus repetiram a tolice quando tomaram a imagem do deus deles e a colocaram de pé no lugar de sempre. Será que não tinham entendido que Dagom era a mentira personalizada? Os espíritos que oprimem o povo não passam de derrotados por Jesus (Cl 2.15 – ARA)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, nosso Deus! É bom conhecer a Tua Palavra, que dá alegria, segurança e vida eterna. Tu não és produto de uma mente ociosa nem és como todo espírito imundo que só sabe matar, roubar e destruir. Tu és o verdadeiro e único Senhor!
Por ser obra de Satanás, Dagom caiu sozinho com o rosto em terra, lambendo o pó daquele lugar imundo. Porém, Tu a todos Te elevas, pois és a Verdade, e o poder que tens excede em grandeza toda a capacidade do Inferno. Tu és nosso para sempre!
A tolice daquele povo fez com que colocassem Dagom de pé para mostrar que o Deus de Israel não tinha a força que dizia. Ó Pai, nem foi preciso orar para que algo pior acontecesse a Dagom, pois Tu mesmo Te encarregaste de mostrar o quanto és poderoso!