Quando um líder não tem pulso firme para conduzir o povo, todos os seus comandados são prejudicados. Isso ocorreu nos dias de Sangar, quando muitos andavam por caminhos tortuosos. Quem obedece a Deus serve melhor às pessoas do que aqueles sem compromisso com o Senhor. Nunca houve um tempo como este, no qual podemos escolher o que dizer e fazer. A justiça divina tem operado onde os problemas precisam de solução. Deus é conosco!
Não sabemos quanto tempo Sangar foi juiz, mas alguns historiadores juntam o período dele ao de Eúde, quando a Terra sossegou durante 80 anos. É provável que Sangar tenha sido juiz no final de um período de paz, mas já se via a perturbação voltando a Israel. Isso nos faz crer que ele foi um juiz fraco. No cântico de Débora, é dito que os caminhos estavam desertos, acarretando toda sorte de adversidades. Sem Deus, o diabo passa a agir!
A escolha de quem dirigirá uma nação deve ser feita com bastante critério, porque, por qualquer motivo, o povo deixa o bem e comete violência, como ocorre em nossos dias. Durante uma campanha, quem mente, prometendo coisas impossíveis de serem cumpridas, não deveria nem ter se candidatado. Provavelmente, se eleito, esse indivíduo fará da pátria o seu armazém particular, para enriquecimento próprio e dos seus à custa de todos. Que Deus nos livre de quem é mau caráter!
Foram 80 anos de paz, mas, como o dirigente era o mesmo e, com a idade avançando, pode ter se distraído e perdido a severidade exigida para tal posição. Quando coisas assim acontecem, o povo se perde, e o fim é trágico. Não bastasse isso, como o mundo se renova com a morte e o nascimento de outros, alguns não aceitam mais receber o mesmo tratamento dispensado anteriormente. A degradação maior se dá ainda quando o povo deixa de buscar o Senhor (Sl 53.1-4; Rm 1.20-32).
Quando os caminhos bons, garantidos pela Palavra, não são percorridos, tudo dá errado. As veredas indicadas por Deus devem ser tomadas sempre, ou o mal tomará conta do nosso coração. É inadmissível os pregadores deixarem de falar acerca da Palavra que repreende e norteia o povo a andar de modo agradável, e aceitarem o modismo que engana todos. O segredo é conhecer a passagem de Isaías 8.20, a fim de não negar o Altíssimo!
Os que antes andavam por veredas passaram a percorrer caminhos torcidos, cheios de falsas doutrinas e um emaranhado de erros. Nos caminhos torcidos, não se encontra o conselho de Deus, somente as mentiras do diabo. Entenda: o homem de bem deve se esforçar para ficar firme na fé até o fim, ou fará coisas que causarão vergonha. Não podemos abandonar o Espírito Santo, a fim de dar ouvidos à voz do engano. Em Cristo, jamais seremos iludidos, e sim vitoriosos (2 Co 2.14)!
Eúde agiu corretamente, mas tudo cansa e, sem a renovação do entendimento, nada funciona bem. Somente as pessoas alimentadas pelas Escrituras, vivendo dentro do padrão bíblico, podem fazer o melhor em qualquer área da vida. Ame o Senhor segundo a Bíblia ensina, porque essa é a forma de amar verdadeiramente (Jo 14.23)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus restaurador! Por vezes, damos ouvidos a muitas vozes, e isso é ruim. Ajuda-nos a dar atenção apenas a Ti. Não queremos mudar o Teu testemunho, e sim nos submeter ao Espírito Santo. Precisamos de direção para agirmos da maneira certa!
Por que Sangar não seguiu os passos de Eúde, o qual fez a Terra viver em paz durante 80 anos? Como teria sido bom para o povo daquela época, se Sangar tivesse seguido as orientações e os passos dos seus antepassados! Pai, obrigado por nos amares!
Sem um rumo correto, as pessoas entram em decadência moral. Quando a violência predomina nas ruas, até alguns justos procedem erradamente, trocando o certo pelo pecaminoso. Misericórdia!