Erra quem não presta atenção às informações bíblicas quanto ao modo de servir a Deus. Equivocam-se completamente as pessoas que, com desânimo e sem inteireza de coração, fazem algo para o Senhor, como ajudar a evangelizar os perdidos, visitar os doentes e presos. A Palavra é clara: E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens (Cl 3.23). Os servos devem ser sempre obedientes!
Davi se preparou para construir o grande templo, mas, impedido pelo Altíssimo, não se entristeceu nem ficou com o coração melancólico. O rei afirmou que, com todas as suas forças, já havia preparado muito material para a edificação daquela grande Casa e o daria para tal projeto. Jamais fique ressentido com algo, muito menos com Deus!
O rei entregou a quem era de direito o ouro que juntou durante bastante tempo. Com isso, o seu coração se alegrou. Por causa de atos insignificantes, muitas pessoas se fecham para os dons que lhes foram dados e, de modo deprimente e diabólico, ficam zangadas com o Senhor. Essa irritação nunca deveria existir. Ora, se Deus não me deu o trabalho que eu desejava, devo fazer o outro que me foi confiado com alegria e gratidão!
Além do ouro, Davi também separou prata e a entregou para a confecção das peças feitas desse metal. Ele não queria que o templo ficasse feio pela falta de algo. O importante não é quem foi escolhido para ser o construtor do templo, e sim a tarefa que o Senhor deu a cada um. Às vezes, a intercessão vale mais do que a maior oferta que Ele dá por intermédio de alguém. Não podemos medir as escolhas divinas pelos parâmetros humanos!
Davi teve a mesma atitude em relação ao cobre e ao ferro para as necessidades do templo, bem como as madeiras, e pedras sardônicas, e as de engaste, e pedras de ornato, e obra de embutido, e toda sorte de pedras preciosas, e pedras marmóreas em abundância. Que exemplo a ser aplicado na construção das igrejas pelo mundo! O rei guardou os presentes que recebera e os entregou ao Senhor. Lindo!
O cristão, a quem Deus confiou dons e riquezas, deve lembrar-se de que dará conta se não utilizar essas dádivas com temor. Algumas pessoas não tinham nada e prosperaram. Com isso, concederam aos seus filhos bens valiosos – o que não é errado –, mas erraram ao deixarem de oferecer ao Senhor “presentes” que ajudariam na obra. A qualidade da oferta dada à casa do tesouro mostra a nossa consideração para com Deus. Por que não agradar ao Todo-Poderoso?
Leia as declarações de Malaquias sobre ofertar a Deus (Ml 1.8; 1.13). Faça isso com alegria!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da nossa vida e vontade! Como não dar a Ti um pouco ou tudo o que nos tens concedido? Somos gratos a Ti pelo que fazes em nosso favor. Tu nos ajudas tanto, que não encontramos palavras à altura dos benefícios. Agradecemos pelo que fizeste por nós!
Não queremos oferecer algo sem valor no mercado. Quando nós Te procuramos, Tu nos recebes com amor. Gostaríamos de ter mais de Ti para recompensar o amor e a paciência dispensados a nós.
Que a Tua bendita mão nos apoie e a Tua carinhosa proteção nos seja oferecida constantemente. Não nos deixes cair em alguma armadilha do diabo. Sem Ti nada somos e nada podemos fazer, por isso abre-nos as portas da fé e do sucesso!